Intel e Toshiba formaram uma joint venture de comunicação para produzir um vídeo diferente: o projeto Inside – The Social Film Experience, um filme interativo. Em formato Advergame – marcas que vendem entretenimento na forma de publicidade ou publicidade na forma de entretenimento – o filme gerou impacto até pelo casting, que foi feito pelo Youtube, garantindo ao melhor vídeo a participação no filme, com direito a ter o nome nos créditos, como manda o figurino.
Enredo: a personagem Christina, misteriosamente presa em um quarto, usa um acesso à Internet para pedir ajuda em suas mídias sociais, na tentativa de descobrir por quem é mantida prisioneira e como poderá escapar. Quem são os amigos nas mídias sociais? Os espectadores. São eles que dão pistas à Christina pelo Twitter e deixam conselhos em seu mural no Facebook. Os posts feitos pelo site que melhor se encaixaram no enredo foram incorporados à trama.
Por trás das câmeras temos o diretor de fotografia de Avatar e o diretor de Smallville e Paranóia. A personagem Christina é vivida pela atriz Emmy Rossum, que protagonizou a versão cinematográfica de O Fantasma da Ópera.
Não podemos esquecer dos outros dois personagens do filme de entretenimento social, o notebook Toshiba Satellite® P775 series equipado com o processador Intel® Core™ i7 – famoso pelo slogan “Intel inside” – e uma conexão à internet não rastreável. Forçado? É, um pouco. Faz parte do show.
Detalhes interessantes para a turma do Marketing: Era possível acompanhar o projeto através do site www.theinsideexperience.com, no Facebook em facebook.com/theinsideexperience e no Twitter, seguindo @theinsideexp ou pela hashtag #theinsideexperience. Sabe o que mais o site da ação permitia? Saber mais sobre o notebook Toshiba Satellite P775 usado no filme, em http://theinsideexperience.com/product.
.Ousado? Inovador? Ou simplesmente “Marketeiro” do lado negro da força, que quer parecer sem efetivamente ser?
Foto de capa por Felix Mooneeram