Crowdsourcing: os novos sabores Ruffles

Confira em

Lembram que há alguns posts atrás, falamos que o crowdsourcing criava um cenário interessante para as marcas? Vou compartilhar com vocês esse case fantástico, viável e… brasileiro!

A marca Ruffles engajou seu público jovem em uma promoção de inovação aberta para o lançamento de três novos sabores de batata. Na primeira etapa da promoção “Faça-me um sabor” os participantes deveriam cadastrar a ideia no site da Ruffles (que virou hotsite da promoção – olha um tendência de divulgação surgindo por aí), escolher um nome criativo para este produto e enviar uma imagem que exemplificasse o conceito. Parecido com aquele momento em que o Departamento de Marketing explica o novo produto para a Diretoria, não é?

Entre as quase 2 milhões de ideias enviadas por consumidores de todo o país, foram escolhidos os três vencedores. Este foi o maior número de participantes registrado na promoção, já realizada no Reino Unido, Austrália, Turquia e África do Sul.

Os três finalistas receberam R$ 20 mil em barras de ouro, irão estrelar as campanhas na TV e estampar as embalagens de Ruffles nas lojas de todo o país. Os novos sabores – Strogonuffles, Yakissobaaa! e HoneyMoonstard – estarão à venda de julho a setembro e a preferida do público permanecerá no mercado por pelo menos mais três meses. A escolha do vencedor leva em conta o desempenho de vendas (60% do peso) e, como não poderia deixar de ser em uma promoção de crowdsourcing, a votação pública pelo site (40% do peso da seleção final).

A proposta mais ousada é a forma de premiar: o vencedor receberá além de R$ 50 mil em barras de ouro, o inédito prêmio de 1% sobre todo faturamento líquido gerado pelo novo produto nos primeiros seis meses, tornando-se uma espécie de sócio da PepsiCo.

A revista EXAME publicou um dado interessante sobre essa promoção, que pode ser vista como uma validação de pesquisa de mercado: “Houve participação de todas as regiões do Brasil, sem exceção, sendo 17,82% de inscrições da região Sul,60,4% da região Sudeste, 6,95% da região Centro-Oeste, 12,69% da região Nordeste e 2,14% da região Norte.” Cabem aqui métricas interessantes para as perguntas: onde está nosso público? Onde se concentram nossos lovemakers? Onde devem ser alocados nossos recursos de Marketing?

As empresas devem estar preparadas e estruturadas para lidar com críticas – uma breve pesquisa no Reclame Aqui trouxe resultados por consumidores insatisfeitos com os critérios da escolha, na qual uma comissão julgadora levou em consideração a originalidade do sabor, a adequação ao perfil da marca Ruffles, a imagem mais criativa e a ordem de envio da sugestão.

Qual seu sabor/nome favorito? HoneyMoonstard ganhou voto aqui no Marketing Drops :]

Foto de capa por imagesthai.com

plugins premium WordPress

Alexandre Almeida

Estrategista de Marketing

Outras Especialidades

Gerenciamento de Projetos

Apresentação

Sou estrategista de marketing, especializado em gerenciamento de projetos. Atuo tanto com empresas tradicionais quanto com infoprodutores — ajudando a organizar processos, posicionar marcas e estruturar estratégias que sustentam o crescimento. Ao longo dos últimos 11 anos, estive presente desde a construção e lançamento de produtos digitais até a implementação de processos de marketing na indústria, sempre com foco em resultado, propósito e diferenciação. Meu trabalho começa com escuta ativa, passa por investigações profundas e decisões estratégicas viáveis, e termina com uma direção prática — porque marketing, pra mim, é tanto ciência humana quanto ciência exata.