Desde que iniciei meu trabalho na área de Consultoria em Marketing Digital em Blumenau (SC), me deparo com dúvidas de clientes, parceiros e fornecedores quanto às atividades de um Consultor de Marketing Digital. Esse post tem como objetivo explicar um pouco sobre o papel desse profissional e também auxiliar os gestores no entendimento dessa nova área, que torna-se cada vez mais importante no dia a dia das empresas.
Segundo o autor do livro “A Bíblia do Marketing Digital”, Claudio Torres, Marketing Digital é o conjunto de estratégias de Marketing para atingir objetivos de uma pessoa, marca ou organização, aplicadas à Internet e demais meios digitais.
É aqui que entra aquela máxima muito explorada pelos consultores da área: Não existe diferenciação entre offline e online, a estratégia é sempre única. Falando de uma maneira menos acadêmica e mais prática, é claro que existem diferenças entre os dois mundos, principalmente do que diz respeito às ferramentas e plataformas disponíveis. Esse profissional trabalha em sinergia com demais fornecedores, como as agências de comunicação integrada, agências digitais, agências de SEO e de links patrocinados, assessores, RPs, agências focadas em produção de conteúdo para web, etc.
Alguns dados interessantes sobre o Mercado do Marketing Digital, de acordo com a ComScore, em 2012:
- Existem 250,8 milhões de telefones celulares ativos no Brasil
- 52 milhões de aparelhos com conexão 3G
- 82,4 milhões de pessoas acessam a Internet regularmente no país
- 97% dos usuários brasileiros de Internet estão em pelo menos uma rede social
- 79% da compras de bens de consumo na América Latina são influenciadas pelas redes sociais
As empresas querem usufruir dessas oportunidades e, principalmente, acompanhar a virtualização/digitalização do relacionamento e da comunicação com o consumidor, para que não fiquem paradas no tempo ou sejam prejudicadas pela concorrência. Uma Consultoria em Marketing Digital deve auxiliar esse processo!
O consultor é um profissional que diagnostica uma determina situação com base em dados para que, na sequência, possa transforma-los em informação que servirão de alicerce para a formulação de estratégias. A Consultoria em Marketing Digital é um serviço de apoio à empresa e suas lideranças, visando auxiliar a organização a definir a melhor alternativa de ação num ambiente repleto de incertezas, riscos e competição.
O papel do consultor:
- Deve trabalhar em detrimento da empresa, nunca dos serviços que tem a oferecer;
- Um consultor vende inteligência e expertise;
- É extremamente desejável que um consultor conte com uma metodologia de trabalho e tenha foco em resultado;
- Deve contar com uma rede de parceiros, mas ser independente o suficiente para atuar com a equipe e rede de parceiros do seu cliente, se necessário;
- Um Consultor de Marketing Digital pode – e deve – se envolver em questões do Marketing Estratégico e “offline”.
Problemas que podem ser diagnosticados:
- Os produtos da empresa nunca são encontrados em buscadores, como Google ou Bing;
- O site da empresa está defasado e nunca gerou qualquer venda ou contato para a equipe comercial;
- Apesar dos produtos que a empresa vende serem extremamente populares, os consumidores não encontram canais oficiais da marca em nenhuma mídia social;
- Pouco é falado para e sobre a empresa na Internet, mas existem críticas em canais interativos como o “Reclame Aqui” e ninguém sabe ao certo como lidar com isso;
- O diretor quer divulgação maciça na Internet, mas o Departamento de Marketing não sabe direito por onde começar.
Esse cenário é bastante comum e todos nós conhecemos alguma empresa nessa situação. Aqui, cabe ao consultor confirmar esse cenário e diagnosticar a causa de todos esses problemas e de outros até então desconhecidos, através de análises. Esse diagnóstico não pode ser fruto de “achômetro” e deve estar pautado em informações e dados confiáveis.
As estratégias para solucionar os problemas:
Existem uma série de possibilidades para resolver os problemas listados acima! É aqui que entra o principal papel do consultor de marketing digital, que deve avaliar a empresa (lideranças, processos, profissionais, fluxo de informação, orçamento, estrutura, etc.) e também o mercado (concorrentes, público alvo, pontos críticos, oportunidades e ameaças) para sugerir estratégias e traçar planos de atuação na Internet, em mídias sociais e em dispositivos mobile (celular e tablets), caso a caso.
O Consultor de Marketing Digital é, além de conselheiro, agente de mudanças nas organizações. Deve orientar a empresa sobre a melhor maneira de investir, com objetivo de economizar e “gastar bem”, auxiliando nas escolhas da organização. Em termos gerais, a atuação e os serviços de um Consultor de Marketing Digital podem ser extremamente verticais ou mais abrangentes e horizontais.
Serviços que podem ser prestados:
- Planejamento web (sites, hotsites, plataformas interativas, etc.)
- Planejamento para e-commerce e social commerce
- Planejamento para Mídias Sociais
- Estratégia de Conteúdo
- Estratégia de Mensuração e Gestão de Métricas de Resultado
- Estratégias de Marketing de Busca e Otimização (SEO, SEM, etc.)
- Marketing Interativo
- Marketing Viral
- Planejamento de Mídia Digital
- Planejamento de Comunicação Digital
- Estratégia de Monitoramento em Mídias Sociais
O consultor não executa tarefas, ele orienta a maneira como essas tarefas devem ser executadas e traça as diretrizes estratégicas para que essas tarefas obtenham bons resultados. Um exemplo muito comum é a produção de conteúdo: o Consultor de Marketing Digital pode traçar toda a estratégia de conteúdo, criar pautas, estudar termos mais buscados, delimitar frequência e responsáveis, além de determinar a temática da comunicação em cada canal social. Não é o consultor que escreve e publica o conteúdo. Para isso, ele atua em parceria com fornecedores focados nessa tarefa ou orienta e capacita o time do cliente para essa função.
Um ponto importante para ressaltar é que, apesar do consultor sempre sugerir, ele não deve ser aquela pessoa que vai até a empresa somente para conversar, vez ou outra. É preciso estar presente e próximo ao cliente. O consultor não pode tomar o lugar do gestor, colocar a mão na massa ou “se atravessar” no organograma das empresas, até mesmo por uma questão ética, mas isso não é desculpa para não se envolver! Sem envolvimento, essa construção que é feita sempre a pelo menos quatro mãos (cliente e consultor), fica sem base sólida.
Para quem quiser entender melhor como um consultor pode auxiliar sua empresa na Internet, entre em contato com Camila Renaux Consultoria em Marketing Digital!
Foto de capa por Mark Solarski