O post de hoje será um pouco diferente, vou passar dicas para aqueles que buscam estruturar um blog de casamento. Antes que o pessoal de Marketing Digital diga que isso não agrega nada para eles, vou explicar porque escolhi esse tema:
Esta é uma excelente oportunidade para cerimonialistas, organizadores de eventos, freelas, agências que busquem um nicho e até mesmo para os casais que queiram reforçar o Marketing Pessoal. Duvida disso? O Google Insights for Search não me deixa mentir (reparem no pico de buscas em abril e maio)!
Vamos ao passo a passo?
1. Crie uma conta no WordPress
Você pode criar uma conta no Blogger, mas os convidados (que geralmente não são só jovens) esperam ver algo parecido com um site – com menus – do que um blog propriamente dito – com scrollbar e posts. Para ter um espaço com cara de blog, crie um menu com este propósito. O WP é muito mais customizável e isso não tem preço!
Clique na opção ”entre agora” e escolha um tema (um modelo para o seu site, são milhares de modelos gratuitos) e, se quiser, um domínio .com (custa uns 19 dólares por ano). Dica: você pode ir testando temas aleatoriamente até encontrar o melhor, mas fique de olho na arquitetura da informação (menus, diagamação de conteúdo, banners, etc.). Para auxilia-los, indico este tutorial e também este passo a passo. Se preferir, tente uma vídeo aula sobre como escolher o tema do seu wordpress.
2. Personalize seu blog
Comece pensando no perfil dos seus usuários, como eles se comportam na hora de navegar pela web. Como disse no tópico acima, alguns convidados podem ter dificuldade em buscar informações através de posts. Crie um fluxo de navegação agradável e pense na diagramação do conteúdo. Qual a coisa mais importante a ser dita? E a menos importante? Lembre disso na hora de ordenar seus menus. Para dar uma mãozinha nessa etapa, indico mais um tutorial e também algumas vídeo aulas:
– Como adicionar e editar páginas
– Como postar e adicionar imagens
3. Conteúdo
Em primeiro lugar, ele deve ser relevante. Não é aconselhável ficar de “mimimi”, falando somente de amor. Os convidados querem informação, praticidade e agilidade. Linguagem espontânea e parecida com a dos noivos cria empatia. Seja breve, na web apenas passamos os olhos pelo texto..
.
4. Crie uma página de presentes
A etiqueta diz que os noivos não devem pedir dinheiro aos convidados, mas sabemos que essa é uma realidade comum e que sair em busca de listas em lojas físicas é um fardo aos convidados. Minha sugestão é criar metáforas, o que deixa os presentes mais pessoais, mas permite que os noivos recebam dinheiro sem parecerem mal educados. Com sua página de presentes criada, conforme explicado no ítem 2, vamos ao passo a passo:
– Crie uma conta no PagSeguro. Eles cobram uma taxa sobre o valor, algo em torno de 5% a 6%, mas permitem pagamento via boleto, cartão, depósito, etc. Na minha opinião, vale a pena!
– Crie o link para o check out do PagSeguro. Basta usar o modelo abaixo, modificando apenas o que estiver em destaque colorido para a sua realidade.
https://pagseguro.uol.com.br/security/webpagamentos/webpagto.aspx?email_cobranca=[email protected]&tipo=CBR&moeda=BRL&item_id=1&item_descr=nomedopresente&item_quant=1&item_valor=30000&frete=0&peso=0
Vermelho = e-mail cadastrado no PagSeguro;
Azul = nome do presente (descrição);
Lilás = valor do presente com os zeros sem vírgula, se for 300 reais fica 30000.
– Suba a imagem escolhida para representar os presentes. No campo legenda insira o nome e valor do presente. No campo link da imagem, cole o link que você customizou conforme o modelo acima.
Pronto! Você já tem uma vitrine de presentes para curtir os preparativos do casamento sem sustos!
Seus convidados podem adquirir os itens da sua vitrine e o valor será depositado na sua conta PagSeguro – podendo ser transferido para a sua conta corrente posteriormente. Reparem no modelo abaixo:
OBS: Se você tiver conhecimento em HTML/CSS, é possível usar as tags que o PagSeguro disponibiliza para botões de pagamento. Também é possível usar a API PagSeguro para fazer uma integração completa. O objetivo desse post é auxiliar pessoas sem conhecimento técnico e que utilizem templates gratuitos e não instalados, visto que dificilmente permitem a edição de HTML.
.
Foto de capa por Marc A. Sporys