ESTRATÉGIA DE MARKETING SUBESTIMADA | OPORTUNIDADES COM APLICATIVOS

Confira em

Aproximadamente 58% dos brasileiros conectados acessam a internet por meio de seus smartphones. Somente no ano de 2021, houve aumento de 29% em downloads de aplicativos e 66% de aumento na receita gerada nessas plataformas. No entanto, mesmo com a grande aderência aos aplicativos por parte dos consumidores, essa ainda é uma estratégia subestimada por marcas e profissionais. Conheça as oportunidades de venda e experiência através do uso de aplicativos. 

 

  • Métricas

As oportunidades com aplicativos começam já nas métricas das empresas, onde diferente dos dados comuns do Google Analytics, é possível acompanhar de forma muito precisa o perfil dos usuários já que eles usam login, senha e diversas informações pessoais para acessar a plataforma. Com esses dados analisados será possível atingir o público ideal da empresa, entender de forma aprofundada o comportamento de compra e tornar as estratégias mais assertivas.

 

  • Experiência com a marca

Para ter a iniciativa de baixar um aplicativo, as pessoas precisam identificar de forma muito clara as vantagens e benefícios. Além disso, é preciso que a experiência seja boa o bastante para tornar o usuário cliente e incentivá-lo a volar sempre que quiser ou precisar. Um exemplo muito bem executado é o aplicativo da Nike, que ajuda o cliente desde a escolha do produto, até a finalização de compra, evitando filas e outras inconveniências. Além da parte logística, ele faz sua parte na hora do treino, ajudando a medir dados como ritmo e distância percorrida.

 

A área de contato do app da Nike também é facilitada. Os clientes podem solicitar ajuda de um consultor especializado, mesmo que já estejam dentro de uma loja Nike já que todos os serviços são integrados.

 

  • Integrações

Com aplicativos é possível ter integração com martechs e outras ferramentas que sejam complementares. Um exemplo disso é a integração com e-mail, SMS e anúncios que torna a conversa muito pessoal e abrangente, sem mandar tudo pelo mesmo lugar, tornando as mensagens mais relevantes.

 

  • Privacidade

Aproximadamente 65% dos consumidores brasileiros não se preocupam em compartilhar suas informações, desde que obtenham promoções e experiências personalizadas. Marcas como a Apple buscam diminuir essa funcionalidade, dando mais privacidade aos consumidores, mas se as informações forem utilizadas para o bem das pessoas, elas não se importarão em compartilhar parte de seus dados.

Os aplicativos podem trazer diversos benefícios para as empresas e seus clientes, permitindo melhor análise de métricas e uma melhora nos serviços e atendimento ao público, criando um universo integrado com a marca.

plugins premium WordPress

Alexandre Almeida

Estrategista de Marketing

Outras Especialidades

Gerenciamento de Projetos

Apresentação

Sou estrategista de marketing, especializado em gerenciamento de projetos. Atuo tanto com empresas tradicionais quanto com infoprodutores — ajudando a organizar processos, posicionar marcas e estruturar estratégias que sustentam o crescimento. Ao longo dos últimos 11 anos, estive presente desde a construção e lançamento de produtos digitais até a implementação de processos de marketing na indústria, sempre com foco em resultado, propósito e diferenciação. Meu trabalho começa com escuta ativa, passa por investigações profundas e decisões estratégicas viáveis, e termina com uma direção prática — porque marketing, pra mim, é tanto ciência humana quanto ciência exata.