DIREITOS AUTORAIS NA INTERNET | COMO FUNCIONA NA PRÁTICA

Confira em

A Lei 9.610/98 é responsável por assegurar os direitos autorais na Internet e proteger as pessoas do uso indevido de imagem, cópias ou plágio. Entenda as diretrizes desta lei e o que fazer na prática para proteger seus conteúdos e evitar a violação de direitos autorais de outras pessoas e marcas.

 

Existe uma tecnologia de inteligência artificial especializada para localizar o uso indevido da imagem de alguém, conhecida como blockchain, é comum vermos seu uso nos NFT’s (Non Fungible Token). Os Tokens não fungíveis possuem a inteligência artificial instalada em seu sistema e assim conseguem uma assinatura digital que protegerá seus direitos. A tecnologia é usada em todos tipos de imagens que possuem um detentor de direitos que queira saber quando algo errado foi feito, até mesmo em memes existe a blockchain.

 

Portanto, antes de usar a imagem de alguém, é importante saber que pode ser necessário pagar para ter o direito de fazer isso e caso não seja feito, existirão cobranças de indenizações por parte do detentor dos direitos da imagem. Quando isso ocorre é necessário que ocorra uma interpretação jurídica, onde será analisado por parte de um juiz o que deve ser feito quanto a situação.

 

Para usar memes mais especificamente no Instagram, é necessário saber até que ponto se pode utilizar a imagem de alguém. É completamente diferente utilizar a imagem de um famoso para ilustrar um conceito e fazer uso dela com fins comerciais. É normal ver postagens com analogias usando fotos de famosos que não geram nenhum problema, mas temos o caso do shopping de Teresina que fez um anúncio com a imagem do Chico Buarque e isso acabou gerando cobranças por parte da equipe jurídica do artista.

 

Dicas para usar imagens na internet:

  • Imagens sem direitos autorais

Quando desenvolver um post em seu perfil, é recomendado que faça a distinção comentada no parágrafo anterior e também busque primeiramente imagens que são livres da cobrança de direitos autorais, é possível fazer isso na busca do Google com os filtros “FERRAMENTAS > DIREITOS DE USO”.

  • Como creditar conteúdos

Quando a autoria da imagem for de seu conhecimento, compartilhe junto a fonte dela na legenda, descrição ou na própria imagem.

  • Termo de uso de imagem

É sempre uma boa ideia tentar criar os próprios memes, mas não é simplesmente publicar a imagem de um colaborador ou conhecido sem nenhuma autorização. É importantíssimo que exista um termo de uso de imagem. Eles são desenvolvidos com diversas regras envolvendo tempo de uso da imagem de uma pessoa. Para fazer o seu termo é melhor que se tenha a companhia de um advogado especializado. Quando se tratar de uma pessoa anônima ou um cliente, mesmo com a autorização, sempre é bom esconder a imagem dessa pessoa adicionando um borrão em seu rosto ou em seu nome na rede social, isso evitará diversos problemas.

  • Consequências e riscos

Quando utilizada de forma indevida a imagem de alguém, mesmo que seja uma pessoa anônima que apareceu em sua loja, por exemplo, poderão existir complicações, desde ser necessária a remoção da publicação que contenha a imagem, até a indenização em valores a ela.

Continue acompanhando os conteúdos gratuitos e caso tenha interesse em dominar por completo o Marketing para marcas com metodologia especializada e individualizada para seu negócio, confira o meu site e faça um orçamento ou entre na lista de espera para algum dos cursos ou eventos.

plugins premium WordPress

Alexandre Almeida

Estrategista de Marketing

Outras Especialidades

Gerenciamento de Projetos

Apresentação

Sou estrategista de marketing, especializado em gerenciamento de projetos. Atuo tanto com empresas tradicionais quanto com infoprodutores — ajudando a organizar processos, posicionar marcas e estruturar estratégias que sustentam o crescimento. Ao longo dos últimos 11 anos, estive presente desde a construção e lançamento de produtos digitais até a implementação de processos de marketing na indústria, sempre com foco em resultado, propósito e diferenciação. Meu trabalho começa com escuta ativa, passa por investigações profundas e decisões estratégicas viáveis, e termina com uma direção prática — porque marketing, pra mim, é tanto ciência humana quanto ciência exata.