CONTEÚDO POLÊMICO: VALE APOSTAR? | ESTRATÉGIAS PARA MARCAS E PROFISSIONAIS

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CONTEÚDO POLÊMICO: VALE APOSTAR? | ESTRATÉGIAS PARA MARCAS E PROFISSIONAIS

 

A polêmica é sempre um grande chamariz para viralizar e gerar comentários, mas será que essa estratégia é apropriada para marcas e profissionais? Entenda quando e como lidar com conteúdos polêmicos com ética, elegância e sem comprometer seus resultados.

 

É importante que entenda como a polêmica pode ser inserida de forma estratégica no seu conteúdo, porque do contrário, todo o engajamento gerado será inútil para gerar vendas, que é o resultado realmente desejado.

  • Iniciando a Conversa

Comecemos com um exemplo hipotético para entender se faz ou não sentido inserir temas polêmicos nos conteúdos da marca: suponha que você seja um nutricionista infantil e seu público-alvo sejam pais e crianças. Eis que viraliza um vídeo de uma celebridade falando sobre o que as crianças podem ou não comer. Essa é uma oportunidade para aproveitar o engajamento ao redor do acontecimento e gerar conteúdo inteligente para seu nicho. Uma ótima maneira de fazer acontecer seria pegar um recorte da celebridade falando do tema e perguntar à sua audiência a opinião dela, assim como suas dúvidas.

 

Dessa forma, você apontaria o tema e iniciaria uma conversa sem necessariamente escolher um lado da polarização, o que é ótimo para ter muita gente comentando e compartilhando o conteúdo.

  • Embasamento Científico

Marcas e profissionais precisam construir a percepção de autoridade. Para esse objetivo, apresentar dados de artigos e matérias sérias é ótimo para atuar na polêmica sem se comprometer, porque a sua base de raciocínio não usa achismo ou crenças, mas teses sólidas que foram testadas e aplicadas na prática. No exemplo do nutricionista seria muito bem-vindo um artigo científico que apontasse um caminho nutricional após o vídeo da celebridade falando da alimentação das crianças.

  • Experiência Profissional e Pessoal

Essa abordagem é ótima porque traz a experiência profissional à tona para complementar, contrariar ou falar a favor de uma polêmica. Com essa estratégia você usa a polêmica como um gancho para promover sua marca, além de quebrar diversas objeções e gerar um pouco de paz em meio a confusão.

 

Já na perspectiva pessoal, usando novamente o exemplo do nutricionista, seria possível abordar da seguinte maneira: “Eu como nutricionista vejo muito o cenário A, mas como pai de dois filhos, o cenário B acaba sendo mais real e tangível no dia a dia.”

 

Perceba que temas polêmicos podem ser tão perigosos quanto úteis às marcas e profissionais, depende de como você lidará com esses assuntos. Se fizerem sentido, busque aplicá-los de maneira estratégica no seu conteúdo e você poderá ter resultados excelentes sem comprometer sua ética profissional.

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Alexandre Almeida

Estrategista de Marketing

Outras Especialidades

Gerenciamento de Projetos

Apresentação

Sou estrategista de marketing, especializado em gerenciamento de projetos. Atuo tanto com empresas tradicionais quanto com infoprodutores — ajudando a organizar processos, posicionar marcas e estruturar estratégias que sustentam o crescimento. Ao longo dos últimos 11 anos, estive presente desde a construção e lançamento de produtos digitais até a implementação de processos de marketing na indústria, sempre com foco em resultado, propósito e diferenciação. Meu trabalho começa com escuta ativa, passa por investigações profundas e decisões estratégicas viáveis, e termina com uma direção prática — porque marketing, pra mim, é tanto ciência humana quanto ciência exata.