Conteúdo em voz é uma super tendência para os próximos anos e além disso, temos uma oportunidade especial para o mercado brasileiro. Por aqui, existe a tolerância e preferência por conteúdos mais longos, de até uma hora, e assim você pode entrar nesse universo de forma imersiva, contando com a plena atenção do seu público e clientes. Essas oportunidades podem aparecer em diferentes contextos, pois as pessoas tendem a consumir podcasts enquanto estão dirigindo, fazendo compras, lavando louça, isso vai garantir uma nova forma de estar presente com o seu público.
Com tudo isso em mente, quero passar para vocês 4 sugestões de linhas editoriais e modelos de temáticas para podcasts.
- Aprofundar
É o tipo de conteúdo no qual você pode ir além e explicar detalhadamente, se aprofundando em um determinado tema. Essa estratégia vai funcionar muito bem para prestadores de serviço, que precisam mostrar conhecimento e autoridade sobre um assunto específico.
Ainda na temática do aprofundamento, podemos incluir os produtos com experiência expandida, que funcionam basicamente como um hobby, como por exemplo, café e vinho. Esses produtos não estão necessariamente relacionados à prestação de serviços, mas garantem uma audiência cativa e disposta a aprender mais sobre um determinado assunto, do qual elas se identificam.
Outro exemplo de segmento dentro do tema são os produtos complexos, como por exemplo, os imóveis. No mercado imobiliário existe uma série de legislações e uma relação direta com a venda consultiva.
Para aplicar a temática do aprofundamento, comece pelas principais dúvidas dos seus clientes, analisando o SAC do seu negócio e monitorando o inbox e comentários das redes sociais, pois muitas dúvidas surgem destes canais. Priorize esse tipo de conteúdo e quando alguém fizer uma pergunta, você poderá direcioná-la para o seu podcast, dando a oportunidade para as pessoas consumirem um material mais rico e bem produzido. Ao ter um conteúdo pronto, você consegue melhorar a percepção sobre a sua marca e também desafogar a parte de atendimento.
- Inspirar
É o tipo de conteúdo pensado para nos motivar. Sempre que estamos desanimados e pensamos em desistir, tendemos a ir atrás de inspiração e motivação. Essa é uma excelente oportunidade para contar a sua história e falar a respeito dos valores da sua marca. Pense em momentos nos quais você já passou alguma dificuldade e que de alguma forma conseguiu fazer dar certo, pois outras pessoas podem se sentir inspiradas e motivadas. Para marcas que não possuem produtos tão complexos fica complicado somente falar do seu nicho, por isso é importante falar da sua essência. Mesmo que sejam histórias corriqueiras, essas são as temáticas mais fortes para gerar conexão entre você e seu público.
- Entreter
O maior podcast do Brasil, Nerdcast, muitas vezes aborda sobre temas complexos, como por exemplo física quântica, mas de forma descontraída e com muito humor. Além de se divertir, você acaba aprendendo junto. Se você possui isso no DNA da sua marca e sua equipe é descontraída, essa é uma pauta excelente. Se o humor for algo natural para você, utilize sem medo. Lembre-se, você não precisa deixar o seu conteúdo apenas engraçado, mas pode deixá-lo mais leve e descontraído. Faça com que a pessoa que está consumindo nem perceba o tempo passar e fique com um gostinho de quero mais.
Essa também é a oportunidade perfeita para engajar as pessoas que trabalham com você. Provavelmente na sua equipe há pessoas super engajadas e comunicativas, mas que não gostam de aparecer para uma câmera. O podcast é uma ótima oportunidade para a criação de conteúdo, já que somente a voz é necessária para começar a produzir o material.
- Entrevistas
Há duas maneiras de lidar com entrevistas em podcasts. Na primeira e mais tradicional, você chama um especialista ou formador de opinião com propriedade no assunto para responder algumas perguntas. Escolha um tema relevante e selecione perguntas que geralmente sua audiência já costuma fazer. O seu papel é mediar o programa de forma divertida, trazendo a visão de alguém que entende sobre o tema.
A segunda é um formato de bate papo, onde você chama um especialista ou um colega, mas dessa vez, para trocarem ideias de maneira mais informal. É um formato interessante para relacionar diferentes pontos de vista sobre um assunto, pois há a oportunidade de complementar opiniões e unir diferentes públicos. Esse tem sido o formato que eu uso e posso afirmar que funciona.
Esses quatro modelos de linha editorial para podcast irão te ajudar na prática a se inspirar e tornar sua produção de conteúdo muito mais criativa e interessante para as pessoas que te acompanham. Não deixe de conferir o meu podcasts para mais dicas de conteúdos que te ajudarão a crescer cada vez mais.