Há algum tempo o Marketing Drops apresentou a campanha Share a Coke, na qual ações geniais uniam PDV (ponto de venda), TV, outdoor e mídias sociais. A campanha foi adaptada para demais países e entre eles estava o Brasil – o país mais social do mundo!
Além das latinhas com nomes mais comuns e vídeos adaptados especialmente para a TV, a campanha ganhou um aplicativo no Facebook que permitia customizar latas de Coca Zero virtuais, com o nome de quem autorizava o aplicativo. Houve crises, como a imagem que dizia “Quanto Menos Refrigerante Melhor”, que viralizou na rede social. Controvérsias à parte, a ação engajou consumidores e virou mania entre os jovens, que procuravam por seus nomes em latinhas como se não houvesse amanhã.
Agora, a Coca Cola apresenta uma ação de Marketing de Guerrilha para o seu refrigerante diet e o vídeo já virou febre entre os guerrilheiros. A sacada criativa é ser o novo 007 e Make it Possible! É muito recomendável ficar de olho em ações de joint venture de Comunicação. Até então considerada arriscada, a estratégia de unir marcas com públicos complementares ou convergentes se restringia ao supermercados, em ações bem modestas. Aqui está um exemplo interessante de como o filme 007 SkyFall pode se unir à mãe de todas as marcas Coca Cola e gerar uma ideia diferente.
Como toda ação de Guerrilha, é no Youtube que ela se consolida. Guerrilha é legal, mas sem viralidade e a possibilidade de varrer a web, ela não tem tanto efeito global, como desejado pelas marcas anunciantes. Infelizmente, o vídeo foi considerado artificial por alguns usuários, comentários no canal do Youtube perguntavam – Where all the ugly unattractive people go?
Seja o que for, a incomparável música de James Bond com violinos e beat box é demais! O Marketing Drops agradece a participação de um de nossos leitores, que indicou essa ação para o blog.
Obrigada! :)
Foto de capa por Ben Rosett