Provavelmente, você já se deparou com essa situação: o planejamento é finalizado e é dada a largada para a implementação. É hora de avisar toda a equipe, selecionar os responsáveis e fazer acontecer. Na teoria, tudo funciona perfeitamente, não é? Mas a realidade mostra que os projetos mais sensacionais falham por acreditar que planejar não é um processo contínuo.
Aqui vão três dicas táticas para aqueles que buscam ser gerentes de Marketing de resultado!
1. Primeiro o micro, depois o macro!
Aqui é permitido “pensar pequeno”. Evite a tentação de compartilhar com sua equipe as 50 páginas do seu plano ou então um PDCA completo, de centenas de itens. Ninguém vai ler isso! Para evitar o pânico no time, que vê tantas ações a serem executadas, o ideal é manter uma espécie de resumo em tarefas menores – porém estratégicas. Isso vai aguçar a curiosidade, afinal, quem tem interesse sempre vem perguntar.
Pontos chave:
- Objetivo da campanha
- Público alvo específico
- Posicionamento e mensagem
- Cronograma
2. Seja lembrado
Não é porque você compartilhou os elementos chave que o trabalho está feito. Seja um verdadeiro líder, oriente e deixe claro que não podem existir dúvidas. Acho importante esse envolvimento, estar junto da equipe, viver um pouco das dores com o time. Esse círculo de confiança faz com que os erros sejam antecipados e também ajuda a trazer mais inovações para o modelo.
Ficar escondido atrás da sua mesa de trabalho não resolve nada! Vá até as áreas, faça perguntas, esqueça as picuinhas pessoais. Para fazer planejamento de resultado, é importante se articular. Nada de reuniões intermináveis. São 15 minutos e só!
Dicas:
- Reuniões em pé são sempre mais breves
- Faça perguntas certeiras, direto no alvo
- Não aponte culpados ou foque no problema, seja claro na hora de pedir a solução
3. Envolva seu chefe e demais líderes
Esqueça aquela história de entregar tudo pronto e em letras douradas! Você precisa envolver as lideranças. Não é contar uma história sem fim de 2 horas, é ir direto ao ponto. Geralmente, os gerentes de Marketing envolvem a equipe de vendas somente na hora de entregar as diretrizes que já foram consolidadas, mas a equipe de vendas é o ouvido da empresa pro mercado! São os vendedores que trazem feedback, o que deixa o plano redondo. Planejar é trazer os elos da corrente pra dentro da engrenagem.
Sugestões:
- Se existe um gestor que boicota o trabalho, jogue o questionamento de volta: E você, como faria?
- Evite o fracasso por antecedência, deixe claro que as iniciativas feitas sem planejamento não deram certo, mas com processos claros, todos podem fazer acontecer
- Receba críticas de forma profissional, elas não são para você, são para melhorar!
Será que sua equipe está orientada a resultados? Teste as dicas do Marketing Drops e compartilhe o resultado!
Foto de capa por Paul Bence