A marca de cerveja argentina Cervesa Norte criou uma ação de guerrilha sensacional. O tema da campanha era um dilema dos relacionamentos, na qual o homem quer sair para beber com os amigos, mas as mulheres tem outros planos.
Como bolar a melhor desculpa do mundo?
Os bares participantes da campanha receberam urnas, onde o público depositava as tampinhas de garrafas da cerveja Norte que eram consumidas. Para cada tampinha, um minuto de “boas ações” seria realizado pela Norte. Genial, não é?!
Para cada cervejinha com os amigos, um minuto para reforma de hospitais, escolas, parques, monumentos e outras instituições do norte da Argentina.
Essa é ou não é a melhor desculpa do mundo?
Se você deseja criar uma ação de guerrilha para a sua marca, fique atento à alguns pontos:
– Seja criativo, mas mantenha o apelo cultural ou o compartamento do seu consumidor no foco: nem todas as culturas seriam tão receptivas ao termo “desculpa para namoradas”, cuidado redobrado para não comunicar a mensagem errada, ok?;
– Conheça o seu público: O que ele almeja? Como se comporta? O método Persona para delimitação de público alvo pode ajuda-lo a traçar as estratégias;
– Crie canais de viralização através das mídias sociais, a grande maioria das ações são elaboradas pensando em views pelo Youtube e isso tem razão de ser – na web tudo é mensurável e você terá que apresentar o ROI da campanha de alguma forma;
– Tenha infra estrutura à prova de catástrofes: nada é pior para o posicionamento de uma marca do que não cumprir o prometido. Vale ressaltar o ocorrido com a “chuva de Twix“;
– Ouse de forma simplificada. A melhor ação é sempre a mais simples.
Guerrilheiros, um brinde!