COMO DAR E RECEBER FEEDBACKS | DICAS PRÁTICAS

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Com certeza receber opiniões sobre o trabalho exercido pode ser desconfortável, por mais que sejam críticas construtivas, mas saber como lidar na prática com o desconforto de dar sua opinião ou receber uma crítica pode levar sua marca ao nível mais alto de satisfação e desempenho. Entenda porque a cultura de feedbacks é tão importante para o desenvolvimento pessoal e para gerar resultados. 

 

Nova perspectiva sobre errar, arriscar e aprender

Aprender a receber feedbacks, se abrindo para opiniões boas ou ruins significa tomar mais riscos, porém dessa forma mais oportunidades tendem a aparecer e o sucesso pode ser fruto delas. Saber que errar é algo completamente comum e humano fará com que o profissional passe a tomar decisões que ele normalmente não faria e passe a obter resultado com isso.

 

O livro  “A Regra é Não Ter Regras” da Netflix fala sobre a cultura da empresa de falar sem medo sua opinião sobre qualquer projeto ou ideia e como isso faz a empresa ser honesta com seus colaboradores, mesmo que possa ser desconfortável em certos momentos.

A maneira usada pela Netflix para seus colaboradores compartilharem suas opiniões se baseia na ideia dos “quatro As”:

            

1° Ajudar

Na hora de sugerir melhorias ou dar a opinião, é preciso ser com o intuito de realmente ajudar a pessoa, sem generalizar ou banalizar, e o lado que recebe a crítica deve sentir-se ajudado pela outra parte.

 

2° Acionável

Significa que para sugerir melhorias é preciso trazer contexto à situação e ser específico sobre onde fazer a alteração, para evitar comentários generalistas que não agregarão no trabalho de ninguém.

 

3° Aprecie

É preciso estar aberto para receber opiniões que ajudarão a desenvolver algo, deixar a insegurança de lado para não ficar preso ao próprio mundo enquanto ao redor existem pessoas aptas a ajudar. Sair da defensiva e permitir-se ouvir e agradecer quando alguém tenta ajudar é um critério decisivo dos quatro pontos.

 

4° Aceitar ou recusar

Está tudo bem em não concordar com determinado feedback, pois mesmo que venha com intuito de ajudar, ele pode não ser aplicável a realidade do momento. Um exemplo prático disso são as críticas que eu recebia no canal do Youtube sobre como eu poderia me portar melhor em frente a câmera, naquela época não era aplicável, porém eu sempre agradecia e prestava atenção aos pontos falados, e com o tempo fui melhorando.

 

Esses foram os pontos que a Netflix utiliza para dar e receber feedbacks, porém, quero adicionar um quinto elemento, que é o A de agilidade. Se existe algo que realmente prejudica na hora de absorver uma opinião, é a demora para explicar o que deve ser melhorado, quando muitas vezes em pouco tempo a pessoa já entendeu. Evitar perder muito tempo criticando ajudará a desenvolver o projeto mais rapidamente.

Espero que esses pontos tenham ajudado a forma como você, leitor, enxerga os feedbacks. Deixe seu comentário, compartilhe o conteúdo com quem possa precisar e não deixe de seguir o canal no Youtube, onde são publicados conteúdos gratuitos semanalmente.

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Alexandre Almeida

Estrategista de Marketing

Outras Especialidades

Gerenciamento de Projetos

Apresentação

Sou estrategista de marketing, especializado em gerenciamento de projetos. Atuo tanto com empresas tradicionais quanto com infoprodutores — ajudando a organizar processos, posicionar marcas e estruturar estratégias que sustentam o crescimento. Ao longo dos últimos 11 anos, estive presente desde a construção e lançamento de produtos digitais até a implementação de processos de marketing na indústria, sempre com foco em resultado, propósito e diferenciação. Meu trabalho começa com escuta ativa, passa por investigações profundas e decisões estratégicas viáveis, e termina com uma direção prática — porque marketing, pra mim, é tanto ciência humana quanto ciência exata.