O Instagram é uma rede social que vai se consolidar cada vez mais e essas 5 estratégias e atitudes vão levar o seu perfil para outro patamar, com muito mais resultados. Confira:
- Feed
Não poderíamos começar por outro local, senão o feed. A dica aqui são duas sugestões de conteúdo para você colocar em prática.
- Foco na função “compartilhar”
A primeira delas são publicações no feed com foco em compartilhamento. São aqueles conteúdos que geram identificação e inspiração. Eu por exemplo, posto algumas frases autorais com o intuito de que outras pessoas se identifiquem com a essência da mensagem que eu gostaria de transmitir. Dessa forma, o usuário pode compartilhar os meus posts nos stories ou até mesmo enviar para outras pessoas. Esse é um conteúdo fácil de aplicar e tem um único objetivo: aumentar o número de seguidores. Atente-se para não fazer isso de uma forma forçada, artificial ou desconectada da sua essência. Encontre um conteúdo que comunique a sua marca e valores para despertar o desejo genuíno de compartilhar.
- Foco na função “salvar”
A segunda dica é um conteúdo para feed que vai te ajudar com o algoritmo, mas dessa vez com o foco em postagens salvas. Essa é uma métrica que o Instagram entende como de alto valor. Cada vez que você cria um conteúdo rico e que ensina através do microlearning (conhecimento em doses pequenas e rápidas) e alguém decide salvar o seu post, o Instagram vai alavancar ainda mais o engajamento.
Outra maneira de gerar essa vontade dos usuários salvarem o seu conteúdo é através das megalegendas. Deixe claro que a explicação da sua publicação está na legenda ou você também pode optar pela história contada através da jornada do herói, compartilhando como viveu alguma situação na vida real. Assim você vai garantir que as pessoas fiquem mais tempo no seu perfil e leiam aquele conteúdo, fazendo com o que Instagram entenda que os usuários estão parando de fato para consumir conteúdo ao invés de simplesmente ficar rolando o feed.
- Relacionamento
Uma forma de criar relacionamentos de resultado no Instagram é deixar comentários estratégicos em outros perfis do mercado. Tente sempre passar uma boa impressão, até mesmo quando for dar um feedback construtivo. Seja lembrado de uma forma amistosa, pois todos estamos suscetíveis a cometer erros. Ao escrever um comentário, pense em algo marcante e que te faça ser lembrado, pois assim os perfis maiores vão começar a perceber a sua conta.
- Collabs
Conteúdo feito em parceria com outro perfil é uma estratégia muito boa para criar relacionamento no Instagram, mas cuidado! Muitas pessoas escolhem abordar um perfil grande com o intuito de ganhar uma quantidade significativa de novos seguidores. Isso acaba soando mesquinho e é uma estratégia bastante rasa, pois além de se sentir usado, o perfil percebe que sua abordagem não leva em conta uma das coisas mais importantes hoje no Instagram: a genuína identificação de pensamentos. Quando optar por essa estratégia, escolha um perfil que realmente condiz com sua forma de pensar e que de alguma forma consiga agregar valor para ambas as audiências.
- Reels
O reels é uma funcionalidade nova na qual o Instagram colocou muita energia. Se você quer melhorar o seu alcance, invista nesse formato. Não fique preso somente à ‘’dancinha’’, (conteúdo bastante comum nessa ferramenta) e se não se sentir à vontade, não é obrigado a mostrar o seu rosto. Com o reels há diversas opções de conteúdo: você pode mostrar as variantes do seu produtos, apresentar tutoriais e é importante deixar claro que quanto mais você aparece, mais o seu perfil cresce, mas se você ainda não se sente preparado para aparecer, invista em conteúdos criativos e instrutivos.
- Stories
Antes da pandemia, falávamos de uma tolerância de até 7 stories por dia. Agora, já estamos falando de uma tolerância de 10 a 20. Isso acontece porque os usuários amam ver stories e é muito comum que na nossa base de seguidores tenham pessoas que não veem o nosso feed, justamente porque os stories são muito mais dinâmicos. Use e abuse deste formato. Ao invés de tentar deixar os seus stories perfeitos, invista em conteúdos reais e que deem vontade de consumir. Você pode mostrar o seu produto, seu serviço, fazer divulgação, gerar conteúdo de valor, dar dicas extras, mostrar bastidores, mas mais importante que tudo, esteja presente nos stories.
- Presença
Uma maneira de estar presente na vida de quem te acompanha é investindo o seu tempo na resposta de comentários e no esclarecimento de dúvidas. Responda as pessoas que entram em contato com você, pois assim haverá uma troca bastante importante. Cultive esse relacionamento estando sempre presente. Agradeça e tenha em mente que esse não é o momento de automatizar, então evite respostas padronizadas. Quanto mais você responde, mais retorno terá, então faça com carinho e coloque a real intenção e os resultados irão chegar.
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