Quando o assunto é vender por meio de redes sociais existem estratégias de conteúdo específicas para gerar negócios. Entenda o que funciona na prática e como utilizar a presença digital a seu favor para vender mais e melhor.
Não há forma melhor para começar a criar consciência sobre sua marca do que deixar claro o que você está vendendo, porque por mais que seu perfil tenha várias dicas sobre assuntos relacionados ao seu produto/serviço, é ideal que o público sempre encontre a oferta. Isso ajuda na construção da autoridade da marca, portanto ao entrar numa live, ao postar um Storie ou qualquer outra ferramenta dentro da plataforma, não deixe de mostrar o que você vende.
Existem três estratégias específicas que podem ser implementadas para desenvolver melhor a maneira como o público vê o que você vende:
- Despertar interesse
As melhores maneiras para despertar a necessidade ou desejo é mostrar problemas que a audiência passa e também casos em que os clientes que compraram seu produto estão felizes com os resultados. Os problemas e dificuldades geram identificação e os casos bem sucedidos de venda geram confiança nos potenciais compradores.
Eu costumo apontar dificuldades que pessoas que trabalham com redes sociais passam e isso é ótimo para identificação. Do lado dos bons resultados, costumo mostrar como os clientes que contratam minha consultoria e meus cursos se encontram com suas empresas funcionando muito melhor.
- Provas sociais
É muito importante quebrar as objeções que os potenciais clientes possuem na hora de comprar porque elas impedirão que suas vendas aumentem. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é com as provas sociais que as pessoas que já compraram de você podem fornecer. Muitas vezes um print de uma mensagem que foi enviada a você basta, pois pode ser compartilhada nos Stories, onde o público verá e poderá confiar mais na marca.
Podem ser compartilhados diversos tipos de prova social, um cliente satisfeito, uma dica e até dúvidas, que podem ser perguntas de muitas pessoas que seguem o perfil e conseguem ser respondidas com uma simples postagem. Claro que é ideal preservar as identidades das pessoas envolvidas, a menos que elas autorizem o compartilhamento de seus dados.
Cabe dizer que não é necessário esperar os clientes chamarem para ter a oportunidade de conseguir a prova social, você pode de maneira natural perguntar qual foi o resultado e aí conseguir elaborar a conversa necessária. Se algum feedback for negativo, lembre-se de se adaptar para sempre melhorar na entrega do seu produto ou serviço.
- Movimento de compra
Temos essa como a última estratégia desse conteúdo gratuito, ela funciona como o efeito de “loja cheia”, que é mostrar que o processo do seu dia a dia está fluindo, que o negócio vai bem. Isso aumenta as chances de venda porque gera o sentimento de pertencimento para quem participa e a vontade de participar em quem está de fora.
Funciona para venda de produtos em uma loja, mas também muito bem para serviços. Quando estou prestes a dar aula aos meus alunos, gosto de liberar uma parte dela aos seguidores do Instagram para gerar os sentimentos comentados e conseguir gerar mais interesse pela compra dos meus cursos.
Os bastidores oferecem ótimos recursos para essa estratégia: mostrar os produtos chegando e sendo vendidos, a preparação para uma palestra, os rituais pré-trabalhos realizados e mais. Os exemplos são infinitos e todos geram essa movimentação de compra que ajudará a aumentar suas vendas. Se essa estratégia for uma constante nos Stories, ela funcionará muito bem. Recomendo que verifique esse ví
deo que mostra outras estratégias para saber qual conteúdo postar para aumentar as vendas.
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