Chegou a hora de falar sobre as tendências de Marketing e Marketing Digital para 2021. Ao longo deste conteúdo, vamos falar a respeito das tendências conceituais e também comportamentais, assim como ferramentas e estratégias para que você faça acontecer no seu planejamento. Deixo o convite para que você veja ou reveja o meu vídeo no YouTube a respeito das tendências de marketing para 2020, já que apesar de todo o momento atípico que tivemos em 2020 com a pandemia e o distanciamento social, as tendências não se modificaram e sim se aceleraram em função da intensa transformação digital que vivemos ao longo do ano.
Para 2021, seguimos com a aceleração da transformação digital para negócios e também no dia a dia das pessoas. Nossa atenção e coração devem estar focados em smartphones e celulares, essa experiência móvel que está tão presente no nosso dia a dia. É o ano para você colocar no radar da sua marca um aplicativo, site responsivo, anúncio responsivo e toda uma experiência orientada ao uso do celular. Vamos entender mais sobre isso a partir de agora.
- Tik Tok
Um dos aplicativos atuais mais baixados atualmente é o TikTok, uma ferramenta pensada e otimizada para smartphones. Nele, temos um tipo de experiência que mexe com o entretenimento, viral, trilha sonora, challenge e etc. Para te ajudar, eu tenho um vídeo no Youtube com um Guia para estratégias de Marketing no Tik Tok, sobre como trabalhar com influenciadores e entender melhor sobre o seu público. Também tenho um Podcast sobre produção de conteúdo para o Tik Tok, que é um ótimo complemento para fazer o seu planejamento com mais atenção. Você não precisa garantir que a sua marca esteja inserida nessa rede, mas é necessário entender que ela existe, mapear o seu público e os influenciadores e estar por dentro da produção de conteúdo que acontece por lá, justamente porque o Instagram, que segue como uma tendência em 2021, inspirou o Reels do Instagram.
- Social Commerce no Instagram
O Instagram já é conhecido por essa enorme oportunidade de divulgação dos produtos, de conversa com os consumidores e sabemos que esse aplicativo nos ajuda a vender. A tendência para 2021 é a completa consolidação da rede como uma ferramenta de e-commerce. O Instagram fez inclusive uma mudança de layout para enaltecer o Reels, em função da expressividade e do avanço do Tik Tok, e também a funcionalidade do Instagram Shop que vai trazer muito mais praticidade e fará com que todas as marcas que tenham um perfil no Instagram possam ter um e-commerce muito mais simples.
- Uso responsável de dados
Tivemos a Lei Geral de Proteção de Dados entrando em vigor em 2020, inclusive tenho um conteúdo em vídeo no Youtube sobre todos os detalhes da LGPD na prática em forma de checklist. O nosso cliente está cada vez mais inteirado sobre uso consciente de dados e nós como empreendedores, marcas e empresas também precisamos estar amparados em relação a isso, pois o consumidor ficará cada vez mais atento e é importante que você garanta que isso seja levado em conta na sua estratégia também.
- UGC – Conteúdo gerado pelo usuário
Entrando na questão comportamental e conceitual, vamos falar a respeito de conteúdo gerado pelo usuário. Os consumidores estão cada vez mais ávidos por vida real, então não é mais sobre aquele ideal inalcançável com aquela campanha toda perfeita, é sobre ver outros consumidores usando e opinando sobre o produto e garantir que dessa forma, você tenha o incentivo do seu cliente, que vai divulgar sua marca e garantir essa conexão e essa proximidade. A Deloitte Consultoria especializada em mapeamento de tendências já liberou uma pesquisa que fala sobre como a confiança é um atributo super importante na percepção dos consumidores de uma marca, através de conteúdos gerados pelos próprios usuários. Usar esse conteúdo é uma maneira de mostrar que não é você falando sobre a sua própria marca e sim outras pessoas fazendo isso.
- Nostalgia
Em algumas pesquisas, a nostalgia aparece como uma tendência bastante interessante para 2021. Um rápido exemplo são os diversos filmes e séries trazendo a febre dos anos 80 que pode nos inspirar a criar conteúdo, então utilize isso no momento do seu planejamento.
- Felicidade e propósito
Outra questão bem conceitual fala a respeito de felicidade dentro do Marketing. Isso apareceu na pesquisa da Deloitte através do propósito. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e escolhendo as experiências de compra a partir do posicionamento, valores e causas apoiadas pelas organizações. Atualmente, existem diversos casos onde não há mais o perdão e realmente vivemos os cancelamentos da Internet quando os consumidores percebem uma discrepância entre o falar e o fazer. Nesse tema, temos até o pai do Marketing, Philip Kotler, falando a respeito de como a sua marca gera felicidade em seus consumidores.
- Agilidade
Esse atributo vale para experiências de compra mais fáceis ou até mesmo experiências de celular mais rápidas, levando em consideração o tempo de resposta para que tudo funcione da melhor forma possível. A agilidade também está na questão de posicionamento de algumas causas e tudo isso vai aparecendo cada vez mais forte. Precisamos garantir que nossa marca consiga transmitir todos esses atributos na experiência gerada. Existem outros termos bastante importantes a respeito de marcas que geram experiências de felicidade, mas a colaboração e confiança são fortes atributos que você pode enaltecer e eu quero dar exemplos bem práticos para que você possa fazer acontecer.
- Na hora de planejar um evento, por exemplo, garanta que seja possível para o seu público compartilhar e trocar experiências uns com os outros. Você pode colocar um chat onde os participantes consigam trocar ideias e realmente colaborar com o conteúdo. As Live Shops são excelentes exemplos que aconteceram em 2020 e seguem fortes como tendência em 2021. Essa sensação de participação é muito importante para o marketing.
- Outro exemplo prático em relação à confiança fala sobre nano e micro influenciadores, que são os formadores de opinião e produtores de conteúdo que não são mega celebridades mas que trazem autoridade para a sua marca. Eles garantem a descoberta por um nicho mais específico que acaba melhorando sua conversão em função dessa autoridade em relação ao tamanho do público.
- Voz
E para fechar nossa lista de tendências, vamos falar a respeito de voz. Ela segue como uma ótima oportunidade para marcas e profissionais. Vale lembrar que muitas vezes uma criança pode não saber ler e escrever, mas consegue passar comandos para robôs e inteligências artificiais que fazem esse reconhecimento. Buscas por voz e Podcasts seguem como oportunidades que você pode e deve aproveitar. Garanta essa produção de conteúdo complementar e que no Brasil tem uma tolerância muito maior quanto ao tempo de duração. Aqui, uma hora de Podcast é muito bem aceito e é uma grande oportunidade da sua marca trazer mais informação complementar à jornada, sempre enaltecendo a autoridade. Essa mistura de conexão e autoridade segue forte em todo o ano.
Espero que as dicas te ajudem a ficar por dentro das tendências e que 2021 seja um ano de muito sucesso para o seu negócio!