Quando o assunto é Black Friday, os empreendedores vão à loucura tanto quanto os consumidores e existem métodos que ajudam a aproveitar melhor esse momento e vender mais. Neste material compartilho importantes resultados e estratégias reais para essa data especial. Vem comigo!
- Priorize seus atuais clientes
É comum, principalmente quando oferecemos descontos do tipo “Black Friday”, que foquemos as energias em adquirir novos clientes, quando na verdade poderíamos gastar menos tempo e dinheiro com aquelas pessoas que já compraram de nós e portanto tem mais chances de comprar novamente. Lembre-se de que clientes que chegam apenas por descontos imensos tendem a ir embora pelo preço também.
Sem dúvidas é importante entregar benefícios e descontos diferentes para quem ainda não é cliente, mas aqueles que já consomem a marca há mais tempo definitivamente merecem atenção especial.
- Não focar somente em preço
Quando se trabalha apenas com descontos, é possível que o cliente fidelizado sinta que fez mal negócio por ter comprado antes da promoção, enquanto quem chegou apenas pelo desconto pode ter menos percepção de valor sobre a marca. Por isso considere outras ações além do preço que possam te ajudar a vender mais. Seguem duas ótimas estratégias:
- Produto ou serviço exclusivo:
Aqui entram opções personalizadas e exclusivas da sua marca, que não ferem outras combinações e descontos de outros produtos/serviços. Exemplo: um prato exclusivo para o dia, um produto limitado ou qualquer opção que seja válida para seu nicho, o importante seria trazer exclusividade para quem comprar no dia.
- Brinde ou bônus especial:
Essa estratégia é ótima para acabar com a perda de margem sobre as vendas e o excesso de barganha na recompra por parte dos consumidores que compraram pela metade do preço, além de ser ótima para agregar valor ao produto/serviço.
Exemplos disso podem ser brindes físicos que acompanham o produto ou, para quem presta serviço, qualquer variação que acompanhe e agregue valor, como uma hora a mais para a sessão ou algum outro bônus que seja diferencial.
- Antecipação
Vende mais na Black Friday quem começa a divulgar primeiro e gera mais demanda antecipada nos clientes, porque quem espera para falar muito próximo da data acaba perdendo compras para a concorrência que divulgou primeiro. Para prevenir, comece os trabalhos pelo menos quinze dias antes da Black Friday e deixe bem claro que as ofertas serão imperdíveis.
- Divulgação
Para divulgar bem e gerar antecipação, comece a organizar as listas de transmissão no WhatsApp, conversando com cada cliente, explicando que em breve chegarão novidades e que precisa salvar o contato da sua marca na agenda. Com isso feito, quando estiver chegando a Black Friday, os clientes estarão aquecidos e prontos para receber as novidades em seus WhatsApps, e você terá um público preparado para comprar.
Além desse contato direto, produzir Reels para o Instagram exclusivamente para avisar das novidades é uma excelente maneira de alcançar um grande público já que esse formato tem um grande potencial de alcance.
Após o aquecimento desse público, uma boa maneira para atuar no dia do evento é utilizar os Stories do Instagram, onde se localizam os seguidores mais fiéis da marca e também com mais chances de comprar, afinal eles a acompanham diariamente. Você pode inclusive avisar durante o aquecimento lá no WhatsApp e nos Reels, para os seguidores ficarem de olho nos Stories e acompanhar as promoções.
- Lives de vendas
Essa é uma tendência que começou na pandemia, mas permanece funcionando muito bem. O intuito dessa estratégia é utilizar o apelo do “ao vivo” para motivar as pessoas a comprarem, tanto na loja física como online. Na live de aquecimento para Black Friday você poderá contar sobre as promoções e como funcionará para finalizar as compras garantindo os brindes e descontos.
É preciso lembrar que essa live precisa ser construída com estratégia, e deve ser divulgada na fase de aquecimento também, para que quando chegue o dia os seguidores mais interessados estejam online e prontos para comprar.
É fato que todos empreendedores enxergam a Black Friday como uma das melhores oportunidades para vender, mas apenas aqueles que encaram a data como um evento que exige estratégia venderão de fato. Siga as dicas compartilhadas e seja transparente com seus clientes que com certeza os frutos serão colhidos. Se joga!