Tendências de Marketing por Philip Kotler

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Hoje vamos falar a respeito da visão de futuro do pai do marketing, Philip Kotler, sobre quais são os movimentos de mercado e tendências que ele acredita que podemos antecipar e aproveitar.

A convite de Philip Kotler e sua equipe, eu me tornei embaixadora do evento World Marketing Summit e posso garantir para vocês que o Kotler é uma verdadeira inspiração, pois aos 89 anos ele continua planejando, executando e trabalhando muito, tanto na parte teórica, quanto na prática. Outra curiosidade muito interessante é que aos 89 anos temos a tendência de sair do frenesi da juventude e começamos a pensar em legado e propósito. Se levarmos em consideração, propósito tem tudo a ver com as tendências e com os movimentos de mercado que Kotler nos inspira a pôr em prática.

Um livro super atual de Kotler, Confronting Capitalism, aborda alguns tópicos no qual o autor defende o capitalismo porém com ajustes necessários para que haja sustentabilidade dentro de um modelo econômico que é tão relevante para o marketing, já que se baseia em consumo. Isso tem relação com empresas, marcas e profissionais. O livro deixa de lado o foco na extrapolação do conceito de comunicação e foca mais na geração de valor. A obra também fala de maneira estratégica sobre propósito e a razão de existir no mercado de consumo.

Dentro do contexto de pensamento crítico, Kotler propõe soluções para diversos problemas que são gerados pelo capitalismo, como renda desigual, geração de empregos, automação e inteligência artificial, que representam um risco inerente em relação a tudo, além de abordar também sobre o consumo consciente, que é um assunto já visto em seus livros anteriores. No momento em que aborda a criação desses ciclos econômicos, Kotler propõe soluções a respeito dos custos ambientais, econômicos e sociais:

  • Marcas para a comunidade

Sabemos que a sensação de individualismo é importante na hora de pensar na criação de estratégias. O ser humano tende a focar nele próprio de forma individual e achar que apenas os seus problemas são importantes. Kotler apresenta uma solução ao falar sobre marcas que remetem à comunidade. Isso é extremamente aplicável em negócios locais, que estão inseridos num modelo mais sustentável de pequeno negócio ou de empreendedores artesanais. Isso pode ser colocado em prática nas redes sociais, onde há a oportunidade de você mostrar que o seu negócio beneficia uma localidade e uma comunidade.

  • Regulamentações em propagandas

Em um outro ponto interessante sobre o livro, Kotler fala a respeito da defesa das regulamentações dentro da publicidade. Ele defende que deve haver compromisso com a segurança e com a verdade no momento da divulgação do seu produto. Vivemos em uma época que tentamos ser perfeitos o tempo todo, principalmente nas redes sociais. Mas a perfeição é inimiga da verdade e nos impede de gerar um marketing que nos conecte com clientes e futuros clientes.

  • Compromisso em gerar felicidade

Kotler apresenta grandes tendências sobre o compromisso com a geração, não de satisfação e sim de felicidade. Pense em formas de deixar o seu cliente inspirado e com vontade de fazer a coisa acontecer.

E para garantir que possamos construir marcas e negócios mais humanos e felizes, Kotler traz junto com 80 palestrantes o World Marketing Summit nos dias 05, 06 e 07 de Novembro. Os maiores especialistas de marketing reunidos num evento totalmente digital, regionalizado e super imersivo. Agora uma notícia maravilhosa para vocês. Quem me acompanha vai poder utilizar o meu cupom de embaixadora. Use o cupom cami40 para ter 40% de desconto em ewms.com.br.

Eu espero que vocês possam usufruir deste conteúdo e também espero encontrá-los neste evento cheio de visões tão importantes e lembre-se, que no final é sobre fazer acontecer. Até a próxima.