A consistência de conteúdos postados no Instagram é um ingrediente necessário para os resultados serem alcançados com o uso da ferramenta, uma questão muito perguntada a mim é qual o jeito certo para sempre ter o que postar sem tornar o conteúdo maçante para quem consome. Para esse questionamento eu trouxe as melhores estratégias para você nunca mais ficar sem ter o que postar.
- Problema e solução
Escolhida como a primeira estratégia, ela deve ser utilizada quando percebido um problema comum para sua audiência, então além de trazer soluções, você poderá olhar e usufruir do outro lado da moeda.
Na prática, essa estratégia pode ser utilizada da seguinte forma: comece escolhendo um tema e na primeira publicação aponte três ações que prejudicam essa situação. Na segunda publicação, traga a visão da solução, com três ações que funcionam para melhorar a situação. Se o tema escolhido for engajamento, por exemplo, a primeira publicação falaria de três escolhas que podem ser prejudiciais. A segunda ofereceria soluções práticas para aumentar o engajamento.
- Conteúdo contextual
É uma estratégia utilizada por grandes personalidades do Marketing Digital, pelo motivo de utilizar o 360 dentro da comunicação, mediante a integração dos vários canais e plataformas. Muitos dos que me seguem gostam de acompanhar meu conteúdo através de vídeos, mas existe a parcela que prefere o podcast ou redes sociais. A questão é que a mensagem que quero passar em todos canais é a mesma, porém, adaptada para cada versão, seja vídeo, podcast, ou até mesmo em formato de texto, como esse conteúdo que você está lendo.
Como um empreendedor que não é um produtor de conteúdo pode ter problemas na hora de gerar conteúdo, o método contextual se torna útil para multiplicar um mesmo conteúdo em formatos diferentes
Na minha rotina funciona da seguinte forma: quando eu tiver o vídeo pronto, ele terá seu áudio levado para o formato de podcast, o seu conteúdo será adaptado para virar um blog post (texto) e adiante eu farei cortes estratégicos, criando conteúdos menores e adaptando também para um carrossel no Instagram. Farei também um corte mais dinâmico que irá para o IGTV e, por fim, algo que gosto de fazer após ter acabado de produzir o vídeo, é gravar com o celular um compilado das principais dicas que eu dei ou até mesmo um vídeo para cada dica, estes se tornarão Reels.
- Amplo e específico
Eu já me encontrei no dilema de decidir entre fazer um conteúdo bem resumido e amplo ou trabalhar para um público que já tenha consciência do assunto e precisa de uma solução específica, mas a realidade é que é possível e útil trabalhar com os dois. Hoje quando estou planejando um material, faço um conteúdo mais amplo e em outro momento trago esse enfoque.
Voltando ao exemplo do engajamento, eu poderia fazer um conteúdo mais amplo, trazendo explicações sobre algoritmo e comportamento ou templates que ajudam a aumentar o engajamento e junto disso, já pensar em como trazer para um formato específico que poderia atrair outro público, podendo conter por exemplo: “Veja como aplicar stickers e emojis nos templates dos Stories para aumentar o engajamento.” É sobre afunilar o conteúdo, levar um material amplo até um extremamente específico. Sempre que produzo algo, trago essas visões diferentes e isso traz uma camada extra de conteúdos para serem postados., faço tudo junto para ter um “estoque de conteúdo”. Não é necessário que essas afuniladas sejam todas publicadas juntas, pode ser algo semanal e quando necessário pode ser algo mais ágil, o que de fato importa é a produção.
- Enfoque pessoal
Trazer o contexto do conteúdo para sua experiência pessoal é uma excelente estratégia. Falando de engajamento, por exemplo, eu poderia relatar problemas que tive com esses resultados em meu perfil e o que fiz para solucionar. Esse foco na vida real gera identificação e traz ótimos resultados.
Se o seu maior desejo é parar de se preocupar com o que postar sem ser chato e repetitivo, seguir essas estratégias fará com que muitas possibilidades antes não vistas passem agora a fazer parte do caminho para o seu sucesso.