Selo AZUL liberado no Instagram! Vale a pena adquirir?

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Chegou a tão aguardada hora. A partir de agora, oficialmente, é possível adquirir o selo azul do Instagram, também conhecido como perfil verificado, de forma paga e diretamente pelo Instagram. Então, o que isso significa para nós e como essa estratégia pode ser aplicada em nosso dia a dia? Vamos explorar isso mais a fundo!

 

Por muito tempo, o selo azul do Instagram era uma espécie de status que todo mundo queria nas redes sociais. Ele atraía atenção e trazia uma sensação de credibilidade, porque era um selo conferido às pessoas que poderiam comprovar sua notoriedade e visibilidade.

 

No passado, a única forma de obter o selo azul era por meio de uma análise direta no aplicativo do Instagram, fornecendo provas de autenticidade, como documentos que comprovam a propriedade da marca ou carteira de identidade. Além disso, eram necessários links que demonstrassem notoriedade, exigindo a menção em veículos de grande alcance, como G1, por exemplo.

 

O caminho mais eficaz para conquistar o selo azul era através de uma assessoria de imprensa. A assessoria de imprensa seria responsável por criar e enviar releases, que são resumos que apresentam aspectos notáveis da pessoa ou marca, para veículos de imprensa tradicionais e digitais. Isso facilitava o processo para aqueles profissionais que não tinham tanta notoriedade assim, mas que queriam adiantar o processo do perfil verificado.

 

Infelizmente até mesmo com este processo da assessoria de imprensa, muitos perfis não conseguiam ser aprovados para conseguir o tão almejado selo de verificado.

 

A mensalidade

Desde junho de 2023, a Meta, empresa proprietária do Instagram, introduziu um novo modelo de negócio à sua estratégia: a mensalidade. Por cerca de R$ 55,00 por mês, é possível ter um perfil verificado com o selo azul.

 

Essa mudança representa o movimento da Meta em busca de novos modelos de monetização, não dependendo apenas da receita adquirida por meio dos anunciantes. A assinatura do selo azul é feita diretamente pelo aplicativo, de forma muito semelhante à anterior verificação, mas de uma maneira mais direta.

 

Como funciona?

Apesar dessa nova opção, existem alguns pontos de atenção. Por enquanto, essa funcionalidade não está disponível para marcas e empresas. Os perfis que quiserem o selo devem ter um tempo de existência e publicações prévias, comprovando a veracidade dele e além disso, uma vez que você tenha conseguido o selo, alterações no nome do usuário ou na foto do perfil não podem ser feitas por um período. Se essas informações forem alteradas, você precisará passar pelo processo todo novamente.

 

Vantagens do selo azul

Adquirir o selo azul pode trazer diversas vantagens. Entre elas, um suporte mais rápido do Instagram, maior segurança na conta, e até mesmo figurinhas exclusivas.

 

Implicações estratégicas da assinatura

É importante ponderar as implicações que esta assinatura causará. Com o preço acessível da assinatura, é provável que muitas pessoas e empresas optem por ter o selo, o que pode diluir o valor da “exclusividade” do selo azul, ele não será mais um ícone de status dentro da rede social, mas sim uma prova de segurança para os perfis.

 

O selo funcionará para facilitar o encontro de empresas e profissionais, evitando perfis falsos e fraudes na plataforma, o que ajudará muitos pequenos negócios e franqueados a serem mais notados no Instagram.

 

A liberação do selo azul é um grande passo no Instagram, mas é crucial entender plenamente as implicações que ele pode ter para a marca e para a percepção de seu público. Isso porque conteúdo e interação com o público continuam sendo os aspectos mais importantes do sucesso nas redes sociais. Afinal, do que adianta uma marca com perfil verificado, quando se tem apenas publicações mal feitas e pouca interação com os seguidores?

 

O conteúdo rico, a comunidade de seguidores e o suporte ao cliente devem ser sempre a base de todo perfil profissional, e o selo de verificado vem para dar suporte a tudo isso e não para sustentar toda a base da empresa.