O Instagram é responsável pela maioria das decisões de compra tomadas nas redes sociais, influenciando desde a descoberta de marcas até a finalização da compra de um produto ou contratação de um serviço. Diante de tantas atualizações e mudanças ocorrendo na plataforma, entenda por que está cada vez mais difícil alcançar resultados e o que você pode fazer na prática para continuar gerando vendas e negócios.
O primeiro sinal notado na queda do resultado é o engajamento das publicações, porém vale ressaltar que essa queda não significa diminuição no número de vendas. Existem diversas marcas que não engajam muito em suas publicações, mas vendem em toneladas os produtos que ofertam. Por isso olhar para curtidas e comentários é relevante, mas não podem ser as únicas métricas levadas em conta.
Seguiremos com os principais motivos para a dificuldade em ter resultados no Instagram:
- Frequentes mudanças
Não importa se positivas ou não, as pessoas em geral acabam evitando mudanças significativas em suas vidas por exigir uma curva de aprendizado para se adaptar, e a grande frequência de alterações no Instagram também exige paciência e estudo por parte dos usuários e produtores de conteúdo. Como a produção de conteúdo acaba sofrendo mudanças em sua estratégia, o cenário geral sempre acaba sofrendo suas influências.
- Algoritmo
Sempre citado em nossos materiais, o algoritmo retorna para deixar claro que ele sempre influenciará no sistema, fazendo presença forte e muitas vezes levando as pessoas a acreditarem que é ele quem dita as regras do jogo, mas quem acompanha nossos conteúdos sabe que ele não é o vilão dos resultados. O verdadeiro responsável pelo ritmo da orquestra é o comportamento dos usuários que envia informações ao algoritmo.
A questão a ser notada é que os produtores de conteúdo tendem a fazer seu material de acordo com aquilo que já sabem que funciona para sua audiência, mas em um cenário com tantas mudanças, onde algoritmo e comportamento estão sendo recalibrados diversas vezes, aquilo que vinha funcionando pode perder força.
- Feed com experiência imersiva
O Instagram está testando em milhões de perfis um modelo de feed imersivo. Nesse novo formato, as publicações passam a ocupar toda a tela do celular, algo que não é definitivo, tudo dependerá do comportamento dos usuários.
A questão é que já existem reflexos desse formato nos resultados dos produtores de conteúdo, o principal é que com uma só publicação ocupando a tela inteira do celular, menos conteúdo será entregue de uma vez aos usuários, diferente da forma padrão do Instagram, onde apenas com uma rolagem de tela é possível ver aproximadamente três publicações. Levando em consideração que as pessoas não passarão mais tempo no Instagram por conta disso, elas terão acesso a menos conteúdo diariamente e isso pode prejudicar o engajamento de muitos produtores.
Outra mudança no teste foi a localização do espaço dos comentários, que nesse modelo fica no canto inferior esquerdo da tela, sendo menos visível e tornando necessário mais cliques para comentar, isso com certeza afeta na quantidade de pessoas engajando.
Ainda falando sobre o feed, se não bastasse o que foi dito até aqui, outra ferramenta muito querida pelos produtores que foi prejudicada foi o carrossel que passou para um formato muito discreto, com as barras que indicam as imagens seguintes quase imperceptíveis, ainda com bordas na parte superior e inferior das imagens. Com esse novo modelo, os carrosséis passam a ter menos engajamento, e com isso ocorrendo o algoritmo passa a entregar menos ainda esse tipo de material.
- Reels
Os representantes do Instagram já falaram abertamente que a concorrência com o TikTok é acirrada e que a plataforma não será uma rede social apenas para fotos, ela pretende oferecer cada vez mais conteúdos virais e curtos. Com isso dito, os Reels passam a ser destaque e inclusive influenciam nesse formato perfeito para o novo feed, e quem priorizar esse tipo de conteúdo com certeza terá uma ótima alternativa para voltar a ter bons resultados.
Produzir Reels exige mais tempo e estudo, por ter em seu escopo a edição para ficar com mais qualidade, mas isso não é motivo para se afastar da ferramenta, pois quem fizer bom uso dela terá mais reconhecimento dentro da rede social.
- Stories
Outra alternativa para ter consistência nos resultados, são os Stories, com eles é possível alcançar um público que quer cada vez mais receber conteúdos de marcas e profissionais diariamente, seja de bastidores, produtos ou estratégias. Infelizmente muitos produtores ainda não aderiram a constância ideal para ter os máximos resultados com a ferramenta. É comum que os brasileiros consumam entre dez a quinze Stories seguidos, sendo assim, nenhum produtor precisa achar que está sendo chato por tentar se conectar mais com sua audiência, ela possivelmente quer ver ainda mais.
Existe também um teste liberando uma prévia para Stories, que possibilita aos usuários decidirem se querem ver todos ou não, após passarem pelos primeiros. Isso pode deixar mais difícil para quem produz em grande quantidade, mas ainda não é algo definitivo e como sabemos que os brasileiros gostam muito da ferramenta, nenhum desespero é necessário.
Concluindo, por mais que a situação pareça desanimadora, é válido lembrar que o Instagram é muito mais que uma simples rede social, ele é uma gigantesca plataforma de marketing próprio, ao alcance de todos, servindo como vitrine de vendas para todos profissionais e marcas. Com isso dito, lembre que haverá formas de usufruir da plataforma para gerar mais vendas mesmo com todas as mudanças, e quem utilizar elas com certeza terá bons resultados no longo prazo.
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