Saber responder a pergunta do título é essencial para todo profissional saber precificar, entender e valorizar o seu trabalho. Se perguntarem a você, leitor, a respeito do seu salário ou faturamento da sua empresa, provavelmente terá a resposta na ponta da língua, mas se for perguntado quanto ganha por hora trabalhada, é possível que nunca tenha parado para refletir sobre esse valor.
Enquanto estudava nos Estados Unidos, fui confrontada com essa pergunta e no fim eu não sabia responder, justamente por ter em mente apenas o salário e faturamento, sem a visão da produtividade. O tempo é o recurso mais precioso que existe porque nenhum dinheiro no mundo faz o tempo voltar, portanto não analisar como é gasto é um grande erro. Às vezes, o seu faturamento pode até ser bom, mas ao dividir pelas horas trabalhadas e notando de fato quanto ganhou com elas, é possível ver que o tempo despendido não foi produtivo, porque foram gastas muitas horas com determinada tarefa.
É comum na situação de quem trabalhou demais, chegar ao limite emocional e então começar a dar valor ao que realmente importa, mas a questão é que você não precisa passar por um problema de saúde para saber disso, basta calcular o valor da sua hora. Um jeito prático de se fazer é pegar o valor do seu salário/faturamento e dividir pelas horas trabalhadas, com isso feito, você terá um referencial.
A partir desse cálculo muitas fichas começam a cair, perder muito tempo com um cliente desalinhado é uma delas. A hora gasta com ele não voltará, você irá para a próxima hora profissional sem o astral elevado e isso se torna um ciclo. Com esse cálculo em mente, as pessoas que criticam meus anúncios no Instagram mudariam o pensamento de que não sou realmente boa no que faço e não preciso anunciar, para o pensamento de que, justamente por ser uma boa profissional de Marketing e por saber quanto custa minha hora, eu coloco o Instagram para trabalhar para mim. Enquanto o Instagram estiver divulgando meu conteúdo para mais pessoas, eu utilizarei meu tempo para fazer outra tarefa.
Com as informações passadas, busque entender quanto custa a sua hora e quanto você quer que ela custe posteriormente. Saber valorizá-la para investir no seu conteúdo com anúncios ou delegar determinadas funções que você não possua afinidade mudará o rumo do seu negócio. Algumas funções serão mais bem sucedidas quando entregues a um especialista e, enquanto essa tarefa que não gosta ou não é bom realizando é feita por outra pessoa, você pode focar sua hora em atividades que realmente seja bom.
Com esses pensamentos, o jogo passa a virar junto dos resultados e toda nossa vida começa a se organizar a partir disso. Se quiser se aprofundar e mudar os seus resultados, passando a viver em paz com o Marketing Digital e com uma estratégia para Instagram feita sob medida para a sua vida, recomendo que seja meu aluno no curso Instagram para Marcas e Profissionais.