Um dos principais erros no digital é não se posicionar, mas o posicionamento sem estratégia também pode gerar gafes, transmitir a mensagem errada e te distanciar dos resultados. Vem comigo entender os principais erros de posicionamento digital e como evitá-los ou corrigi-los na prática!
Marketing pessoal não intencional
Esse erro ocorre quando o conteúdo pessoal publicado não agrega valor e nem torna a marca mais interessante para os consumidores. Para nunca mais cometer o erro de misturar a vida pessoal e profissional equivocadamente é necessário responder essas duas perguntas a seguir:
- “Isso que eu estou publicando é intencional?”
Basicamente é preciso entender se o conteúdo possui algum objetivo a ser alcançado. Caso não haja clareza sobre esse ponto, não publique.
- “Por que eu deveria publicar isso?”
Se publicar a foto do jantar que você encomendou não agrega em nada ao seu público, qual seria o motivo para fazer esse tipo de conteúdo? Sempre que for publicar algo pessoal ou polêmico, se pergunte se isso vai influenciar positivamente quem acompanha a marca.
Excesso de exposição
Se posicionar demais também pode ser um erro e além de responder se isso agrega ou não ao público consumidor, aqui cabem mais duas perguntas a serem respondidas antes de fazer tantas publicações:
- “É viável me expor a toda hora no digital?”
A maioria dos empreendedores já tem uma agenda limitada para trabalhar e adicionar mais compromissos para expor todo o dia de trabalho nas mídias sociais provavelmente é inviável. Sendo assim, pergunte a si mesmo se o seu dia continuará produtivo se passar a compartilhar tudo que faz.
- “Esse é o melhor uso do meu tempo?”
Se a pergunta anterior for respondida com um “sim”, é importante que se questione se passar todo esse tempo publicando seus afazeres é a melhor coisa que poderia estar fazendo para crescer sua marca. Talvez seja interessante passar mais tempo no planejamento estratégico para algum cliente ou até mesmo parar e pensar em formas de conteúdo que aumentem a autoridade da marca.
Falta de posicionamento
É importante ressaltar que a falta de posicionamento também é um erro quando o assunto é Marketing Digital, afinal a marca acaba perdendo oportunidades de se conectar mais com seus seguidores e compradores. O Marketing Pessoal aliado ao profissional são ativos estratégicos para alcançar objetivos.
Se justificar demais
Tentar agradar a todos justificando qualquer erro bobo apenas prejudica a visão da marca. Sempre lembre de que ninguém vai reparar muito na bagunça da casa se você não mencioná-la, portanto, continue utilizando as redes sociais como meios para crescer e evoluir a marca, sem ter a necessidade de explicar por que está fazendo isso.
Achar que precisa falar de tudo
Saiba escolher suas batalhas, porque falar de tudo que acontece no nicho da sua marca, ou até mesmo em temas econômicos e políticos é um caminho certo para polêmicas ruins caírem sobre a empresa.
Esse erro comum cometido por marcas e profissionais é confundir seu negócio com o de influenciadores digitais, que são pessoas que podem tentar abraçar muitos temas para se tornarem mais virais, quando o foco de uma marca não é abraçar a todos, mas sim o seu público-alvo.
Achar que todo mundo já falou sobre o tema
Qualquer tema pode ser visto de uma perspetiva diferente, sendo assim, não deixe de compartilhar sua visão sobre algo super relevante para a empresa somente porque muitos já o abordaram. Lembre que a sua maneira de enxergar e abordar o assunto é única e pode agregar de várias formas não ditas pelos outros.
Se o tema que você quiser comentar for referente a um conteúdo viral, não deixe de ficar mais tempo construindo algo estratégico sobre ele por medo de chegar atrasado demais. Pense em alguma forma de deixar o conteúdo o mais atemporal possível, para que possa continuar repercutindo de maneira positiva por muito tempo.
Perceba que existem formas de se posicionar que podem sim prejudicar a marca e é essencial analisar toda publicação antes mesmo de ser feita, sempre se perguntando se esse tipo de conteúdo serve a um objetivo e faz sentido para sua marca.