O conteúdo é a matéria-prima da sua estratégia de marketing e precisa ter planejamento para que você possa conhecer a direção certa e alcançar os objetivos. Nesse material compartilho o passo a passo completo e descomplicado para começar o seu planejamento de conteúdo hoje mesmo.
Objetivos
Para começar a traçar o plano de conteúdo é essencial que se tenha em mente os objetivos almejados. De forma geral, são três os principais objetivos do conteúdo. São eles:
a) Divulgar seu produto/serviço;
b) Desenvolver um relacionamento com clientes e potenciais clientes;
c) Gerar vendas.
É importante ter certeza do objetivo principal para saber quais métricas analisar com seu conteúdo. Pense comigo: se o objetivo principal é divulgar a marca para que as pessoas descubram, não faz sentido reclamar que esse conteúdo não gerou vendas. São objetivos bem diferentes. Lembre-se que existe uma jornada de compra e é preciso estabelecer confiança para vender. Sendo assim, pense no objetivo final e a partir daí produza o conteúdo e meça seu resultado.
Público-alvo e Personas
Para planejar seu conteúdo é preciso saber quem será o público alcançado por ele, do que ele gosta e o que busca saber sobre o produto/serviço. Entender a Persona da marca é um ponto essencial até mesmo para sua criação.
Mercado e Inspirações
Conhecer os concorrentes e o mercado do nicho como um todo é essencial para saber o que vem funcionando, o que o público vem consumindo e o que ainda não é feito. Use isso para se inspirar e também para se diferenciar da concorrência.
Branding e Jeito de Ser
Enaltecer o tom de voz da marca no conteúdo é essencial para compartilhar tudo aquilo que encanta seu consumidor mais leal, buscando passar credibilidade para aqueles potenciais clientes que ainda não a conhecem. Na prática: faça um estudo da sua marca e entenda quais são seus benefícios intangíveis, aqueles que fazem o consumidor não parar de segui-la, e compartilhe esses resultados sutilmente em todo o conteúdo.
Calendário Comercial e de Marketing
Para ter sucesso na produção de conteúdo é preciso ter clareza sobre todas as perspectivas da empresa. Quando for lançar um produto/serviço, tirar férias ou comemorar alguma data especial para a marca, tudo deve estar muito bem definido para a equipe de Marketing, para que não exista o sentimento de que as coisas estão sendo feitas sem nenhum planejamento prévio.
Lembre-se que sem planejamento a empresa está à deriva no mercado e com uma produção de conteúdo que não é sustentável, portanto o calendário comercial deve ser uma das prioridades.
O calendário tem como meta não só organizar a empresa, mas também visa mapear o máximo possível de conteúdos que façam conexão com a marca. Não deixe de postar sobre uma data especial por conta de um lançamento, mas use essa data de maneira inteligente para ajudar a vender mais.
Pense também em quebrar o planejamento de forma anual, mensal e semanal, para ter uma visão macro do ano e também as singularidades de cada mês e semana, assim acaba ficando muito mais fácil para planejar o conteúdo. O planejamento nunca será um mundo perfeito, perfeito mesmo só o brigadeiro. Mas planejar é essencial para ter paz no Digital, resultados reais e uma rotina que faça sentido.
A produção de conteúdo precisa estar entre as prioridades das ações de Marketing da sua empresa. Ela é o início de uma conversa para se conectar com pessoas que vão consumir a sua solução ou se aproximar do seu universo de marca. Se joga!