PERDER SEGUIDORES | ENTENDA QUANDO É NORMAL
Perder seguidores pode ser uma experiência frustrante para a maioria das pessoas, mas existem situações onde é perfeitamente normal e esperado acontecer e entender isso e focar no objetivo final trará um sentimento de tranquilidade libertador. Seguiremos para os possíveis cenários:
- Posicionamento.
Um posicionamento forte ou polêmico, por exemplo, você expor sua opinião a respeito de um tema sensível que polariza os pensamentos das pessoas possivelmente irá gerar a perda de seguidores que discordam da colocação.
- Reposicionamento.
Mudar a forma de apresentar determinado conteúdo ou a sua imagem pessoal pode levar a perda de seguidores pelo motivo de você estar atraindo pessoas diferentes que não acompanhavam seu perfil e fazer com que aqueles que frequentavam o perfil passem a estranhar esse novo modelo e tomem a decisão de parar de acompanhar.
- Conteúdo diferente do habitual.
Nesse cenário utilizarei um exemplo meu que seria quando eu posto algo mais pessoal, podendo ser um hobby ou um momento com a família. Por um lado gera mais engajamento porque as pessoas que estão junto de mim irão comentar e querer ficar próximas, mas a mesma situação para algumas pessoas que estão ali estritamente pelo conteúdo de Marketing Digital pode gerar a não identificação e a perda de seguidores.
Com a dúvida do motivo de publicar algo mais pessoal surgindo, eu explico que a razão de fazer isso é porque justamente pessoas se conectam com pessoas e aqueles que não puderem suportar um conteúdo pessoal provavelmente não se tornarão meus clientes ou meus alunos. O Instagram é uma ferramenta para relacionamentos, vendas e Marketing e se a pessoa não estiver qualificada para esse momento, é natural que ela escolha parar de me acompanhar, e está tudo bem.
- Quebra de expectativa.
Um exemplo para isso é quando se tem uma promessa forte no perfil, dizendo que é sobre marketing e estratégias mercadológicas e de repente o tema finanças começa a ser abordado. Essa mudança drástica pode gerar a quebra da expectativa de quem começou a seguir o perfil por um motivo e se viu acompanhando outro conteúdo. Existem outras nuances e temas dentro desse cenário, mas o ponto é o impacto da quebra de expectativa nas pessoas, é um cenário onde é comum a perda de seguidores.
Perder seguidores faz parte do jogo e se deve normalizar esse acontecimento porque cada conteúdo é uma oportunidade de quem nos acompanha se identificar profundamente ou ver o conteúdo e entender que não se interessa mais pelo perfil. Isso não significa que o conteúdo é péssimo ou a estratégia é ruim, é apenas esperado e podem existir diversos motivos para acontecer, desde um motivo pessoal como não se identificar com a forma como o conteúdo é publicado até por uma questão financeira, como quando alguém quer comprar determinado produto, mas não pode no momento e para não ficar vendo conteúdos sobre ele toda hora, para de seguir.
Essa perda vai ser mais sentida por pessoas que passaram a publicar com mais frequência porque a partir daí, cada publicação é um lembrete aos seguidores da existência do perfil e apesar de existirem casos, não significa que as publicações estejam sufocando os seguidores, mas sim que é esperado que quanto mais o perfil aparece, mais fácil será para as pessoas que não se identificam com o conteúdo pararem de seguir.
O meu recado final é que você foque na chegada de novos seguidores, porque se focarmos demais em quem está saindo, iremos parar de investir nossa energia em fazer um conteúdo bom para que estiver chegando. Vale lembrar que o Marketing pasteurizado, apenas com conteúdo neutro, sem posicionamento levará a uma mentalidade que impedirá o deslumbre de tudo aquilo que pode ser conquistado com um conteúdo que busca sempre mais. Sendo assim, invista no futuro e foque no sucesso!http://https://youtu.be/m5QBEPjGgJc