PAUTA PESSOAL NO PERFIL PROFISSIONAL | 4 ESTRATÉGIAS QUE FUNCIONAM NA PRÁTICA

Confira em

Pauta pessoal no perfil profissional: cuidado com essa mistura! Humanizar o seu conteúdo é excelente para gerar conexões verdadeiras, ainda mais para quem vende serviço, mas você precisa fazer isso de forma estratégica. Entenda como trabalhar o seu Marketing Pessoal na prática.

 

Antes de partirmos para as dicas desse conteúdo, é importante lembrar que o perfil profissional tem seu foco em negócios, portanto já de início recomendo inserir no máximo entre 10% e 20% de Marketing Pessoal nele. Essa pequena parte de conteúdo vai agregar trazendo leveza, engajamento, humanização e também vai ajudar a reforçar o posicionamento da marca, mas ela é no máximo um complemento e nunca o foco do perfil.

 

Sempre opte por um conteúdo intencional! Isso significa que o conteúdo serve a um objetivo maior, ligado ao lado profissional e que vai estimular positivamente a marca/empresa. O conteúdo também deve seguir um caminho estratégico que faça sentido para a audiência do perfil, caso contrário apenas prejudicará seu alcance.

 

Seguindo a lógica do conteúdo fazer sentido para a audiência, não compare seu perfil ao de outro profissional, mesmo que do mesmo nicho, porque às vezes o motivo das pessoas seguirem perfis similares pode ser muito diferente, envolvendo rotinas, valores e estratégias. O essencial é entender porque as pessoas passam a seguir seu perfil profissional, partindo desse ponto fica mais fácil identificar uma rota.

 

Seguiremos agora para as quatro estratégias para inserir a pauta pessoal no perfil profissional:

 

O conteúdo possui contexto

O contexto varia muito de acordo com o perfil, no meu caso faz muito sentido postar coisas rotineiras no final de semana, que é quando não trabalho. Nesses momentos o conteúdo geralmente envolve família, lazer e bastidores, e todos são ótimos para gerar engajamento e relacionamento com o público.

 

Narrativa

Quanto a narrativa, usá-la como estratégia para mesclar conteúdo pessoal e profissional é excelente. Costumo criar uma narrativa para falar de Marketing Digital a partir de uma foto minha tirando férias ,por exemplo, usando algo pessoal que humaniza o perfil para conectar a um assunto profissional.

 

Rituais da marca

Essa é uma ótima estratégia para criar relacionamento com o público e também para criar rotinas que acabam ficando conhecidas. No meu perfil eu utilizo as “pausas para o café”, ou seja, toda vez que é chegada a hora de tomar café eu posto nos stories do perfil e aproveito o momento para responder dúvidas e mostrar bastidores do dia a dia.

 

Pauta pessoal com foco profissional

Essa estratégia é excelente para quem não quer aparecer ou se expor tanto, mas ainda busca inserir conteúdo pessoal no perfil por conta dos seus benefícios. Teste conteúdos como:

 

  1. Dicas de livros e podcasts;

 

  1. Análises de filmes e séries (ideal que liguem pontos específicos deles à dicas e lições para os seguidores);

 

  1.  Comentar assuntos polêmicos (desde que tenham a ver com o nicho da marca);

  • Tudo mais que o fazer se sentir confortável, que possa agregar aos seguidores e que desenvolva relações que sejam positivas ao perfil.

 

Mesmo que a pauta pessoal represente no máximo 20% do conteúdo total postado no perfil, ela pode gerar muitos resultados quando introduzida estrategicamente, com calma e de acordo com a identidade da marca. Se joga!