Pauta pessoal no perfil profissional: cuidado com essa mistura! Humanizar o seu conteúdo é excelente para gerar conexões verdadeiras, ainda mais para quem vende serviço, mas você precisa fazer isso de forma estratégica. Entenda como trabalhar o seu Marketing Pessoal na prática.
Antes de partirmos para as dicas desse conteúdo, é importante lembrar que o perfil profissional tem seu foco em negócios, portanto já de início recomendo inserir no máximo entre 10% e 20% de Marketing Pessoal nele. Essa pequena parte de conteúdo vai agregar trazendo leveza, engajamento, humanização e também vai ajudar a reforçar o posicionamento da marca, mas ela é no máximo um complemento e nunca o foco do perfil.
Sempre opte por um conteúdo intencional! Isso significa que o conteúdo serve a um objetivo maior, ligado ao lado profissional e que vai estimular positivamente a marca/empresa. O conteúdo também deve seguir um caminho estratégico que faça sentido para a audiência do perfil, caso contrário apenas prejudicará seu alcance.
Seguindo a lógica do conteúdo fazer sentido para a audiência, não compare seu perfil ao de outro profissional, mesmo que do mesmo nicho, porque às vezes o motivo das pessoas seguirem perfis similares pode ser muito diferente, envolvendo rotinas, valores e estratégias. O essencial é entender porque as pessoas passam a seguir seu perfil profissional, partindo desse ponto fica mais fácil identificar uma rota.
Seguiremos agora para as quatro estratégias para inserir a pauta pessoal no perfil profissional:
O conteúdo possui contexto
O contexto varia muito de acordo com o perfil, no meu caso faz muito sentido postar coisas rotineiras no final de semana, que é quando não trabalho. Nesses momentos o conteúdo geralmente envolve família, lazer e bastidores, e todos são ótimos para gerar engajamento e relacionamento com o público.
Narrativa
Quanto a narrativa, usá-la como estratégia para mesclar conteúdo pessoal e profissional é excelente. Costumo criar uma narrativa para falar de Marketing Digital a partir de uma foto minha tirando férias ,por exemplo, usando algo pessoal que humaniza o perfil para conectar a um assunto profissional.
Rituais da marca
Essa é uma ótima estratégia para criar relacionamento com o público e também para criar rotinas que acabam ficando conhecidas. No meu perfil eu utilizo as “pausas para o café”, ou seja, toda vez que é chegada a hora de tomar café eu posto nos stories do perfil e aproveito o momento para responder dúvidas e mostrar bastidores do dia a dia.
Pauta pessoal com foco profissional
Essa estratégia é excelente para quem não quer aparecer ou se expor tanto, mas ainda busca inserir conteúdo pessoal no perfil por conta dos seus benefícios. Teste conteúdos como:
- Dicas de livros e podcasts;
- Análises de filmes e séries (ideal que liguem pontos específicos deles à dicas e lições para os seguidores);
- Comentar assuntos polêmicos (desde que tenham a ver com o nicho da marca);
- Tudo mais que o fazer se sentir confortável, que possa agregar aos seguidores e que desenvolva relações que sejam positivas ao perfil.
Mesmo que a pauta pessoal represente no máximo 20% do conteúdo total postado no perfil, ela pode gerar muitos resultados quando introduzida estrategicamente, com calma e de acordo com a identidade da marca. Se joga!