O QUE É CHAT GPT | ESTRATÉGIAS E APLICAÇÕES PARA NEGÓCIOS

Confira em

O Chat GPT (Generative Pre-Trained Transformer) é uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para construir conversas sobre os mais variados temas a partir de palavras ou frases escritas em seu mecanismo de busca. Na prática, essa tecnologia pode ser muito estratégica para negócios se utilizada de forma inteligente. 

 

Essa ferramenta ficou muito conhecida nas redes sociais após Bill Gates, um dos maiores executivos do mundo, mencionar que ela é uma revolução tão surpreendente quanto a própria internet. Isso porque a partir do seu aprendizado de máquina, essa ferramenta poderá solucionar problemas e construir projetos variados no mundo todo.

 

O foco do Chat GPT é na geração de textos, podendo até analisar dados profundamente e de maneira humanizada, buscando compreender cada situação individualmente. Além disso, o acesso a todo esse potencial é muito facilitado aos pequenos negócios, porque basta criar uma conta na plataforma e começar a usar. 

 

Como perguntar da maneira certa para obter as respostas desejadas?

 

Esse é o ponto mais importante para conseguir extrair o máximo do Chat GPT, porque diferente do Google, onde bastam algumas palavras-chave para encontrar algo, é necessária uma conversa que contenha todo o contexto e comandos certos para conseguir uma resposta personalizada. Para solicitar ao Chat GPT um texto de blog ou anúncio, serão necessárias diversas informações específicas, contando sobre objetivo, marca, e especificações do conteúdo inserido, pois do contrário, a resposta tende a ser bem genérica.

 

O mais importante a se entender sobre os comandos, é que a inteligência do Chat GPT vai aumentando conforme a conversa se prolonga e as informações ficam mais claras a ela, gerando assim, respostas cada vez mais completas.

 

Como usar o Chat GPT na prática?

  • Integração a outras ferramentas

É possível conectar o Chat GPT a diversos outros softwares, trazendo assim todas as suas funcionalidades para dentro das empresas e seus projetos. Analise se a sua empresa pode integrar o sistema que utiliza de alguma forma que otimize os processos.

  • Produção de conteúdo

A produção de conteúdo pode ser extremamente otimizada com essa ferramenta, basta entregar o contexto desse material à ela, como o assunto do conteúdo, seu público-alvo e objetivos de Marketing almejados com ele, tornando os processos do profissional de Marketing automatizados e certeiros..

  • Análise de dados

É possível enviar relatórios ao Chat GPT e contar com a sua ajuda para analisá-los, construindo assim uma simbiose perfeita entre um ótimo profissional de Marketing e inteligência artificial. Dessa forma será possível ter análises precisas e rápidas, que impulsionam os processos do profissional humano.

 

Precisamos ter medo da Inteligência Artificial?

 

É fato que os trabalhos mais repetitivos em sua maioria serão substituídos por robôs, mas não devemos ficar com medo, porque nada será capaz de substituir a inteligência emocional do ser humano, que quando aplicada ao processo de vendas, reconhecimento de emoções e atendimento ao cliente, tem efeito muito superior a qualquer IA. 

 

O que devemos fazer é buscar essa simbiose perfeita entre humano e máquina, com a qual podemos automatizar processos que envolvem por exemplo a qualificação de leads no topo do funil, enquanto o profissional de vendas entra em contato com aqueles que passaram pelo chatbot e se mostraram potenciais clientes. Esse é apenas um exemplo em que o trabalho mais fácil, como entendimento de contexto, é feito por uma máquina, enquanto o processo de venda e suporte high-touch de encantamento do cliente é protagonizado por seres humanos.

 

A Inteligência Artificial é a nova revolução tecnológica e isso assusta muitos profissionais, mas quando analisamos de forma estratégica podemos notar que esse tipo de tecnologia funciona muito melhor como uma ferramenta que impulsiona o trabalho dos profissionais humanos, seja para criar conteúdos, analisar dados ou automatizar processos demorados e repetitivos. Isso quer dizer que humanos sempre serão necessários e cabe a nós termos pensamento crítico para absorver ao máximo os benefícios da tecnologia e usarmos a favor dos nossos objetivos.