O Instagram manteve a promessa de trazer mudanças no layout do aplicativo no ano de 2022, e com essa última atualização, os usuários passam a ter três feeds separados. Esse tema está sob muitos holofotes e vem gerando dúvidas sobre as peculiaridades que cada feed terá, por isso quero compartilhar com vocês as características principais de cada um dos feeds e como eles impactam nas suas estratégias. Vem comigo!
Os novos feeds serão divididos entre a “home” do Instagram,”seguindo” e ”favoritos”, podendo ser acessados ao clicar no botão Instagram. É dessa forma que o usuário poderá alternar entre os feeds sem muito esforço.
Feed “home”:
Esse feed será a opção para quem quiser ver o aplicativo da forma padrão e com as postagens aparecendo de acordo com a ordem que o algoritmo escolher. Na prática nada muda nesse feed, apenas foi notado por alguns usuários a grande presença de indicações de perfis para seguir e publicações sugeridas. Isso pode ou não incomodar, dependendo da preferência de cada pessoa.
A forma para trabalhar a marca nesse feed continua sendo a que muitas vezes foi passada aqui, com estratégias de conteúdo focadas em gerar interação e construir relacionamentos, tornando favorável o uso de ferramentas como o Carrossel e Reels. O foco para ter resultados é seguir acompanhando suas métricas e apostando em formatos que são relevantes para sua audiência.
Feed “seguindo”:
Atendendo a um pedido antigo dos usuários que nunca gostaram de ver o que o aplicativo achava melhor, essa opção de feed funciona em ordem cronológica, ou seja, o algoritmo não escolherá quais publicações aparecerão, elas serão apresentadas de acordo com o tempo de postagem e somente de perfis que você segue.
Para melhor usufruir desse feed, as métricas do perfil serão mais necessárias do que nunca, principalmente para ver os horários de pico do público, pois para alcançá-los no momento de maior atenção, será preciso publicar em horários próximos para não ser esquecido pela linha do tempo. Se o público de uma empresa geralmente usa o Instagram às 20h, é ideal publicar por volta das 19h50min.
Feed “favoritos”:
Esse feed tem o intuito de justamente mostrar o conteúdo dos perfis favoritos dos usuários. É um caminho para as pessoas verem exatamente o material que mais gostam na rede social, porém, possivelmente se iniciará uma corrida entre influenciadores e marcas para conseguir que seu público-alvo torne adicionem aos favoritos os seus perfis, envolvendo publicações apelativas e cansativas.
É claro que todas essas mudanças estão sob testes e caso não tenham aprovação do público, o Instagram passará por mais transformações até chegar num ponto de equilíbrio, até tudo se estabilizar, é normal ocorrer oscilação no alcance do público, pelo fato dessas interferências impactarem muitas pessoas.
Mas afinal, como o público reage a tanta novidade?
Em uma pesquisa que fiz em meus stories, muitas pessoas alegaram estar cansadas de tantas mudanças na plataforma. Mudanças excessivas levam a estratégias variadas o tempo todo, deixando muitos empreendedores confusos sobre quais caminhos seguir e como justificá-los aos seus clientes. Já é comum ver pessoas dizendo que aceitariam uma nova rede social para poder se afastar dessas variações complexas.
Vemos hoje em dia os aplicativos ficando mais nichados, alguns focados no conteúdo ao vivo, outros no viral, já o Instagram procura reunir e adaptar o melhor de cada rede vizinha. Isso tudo mostra que não adianta enxergar o Instagram como era no passado, uma rede onde era possível testar algumas vezes e assim que validada a proposta, seguir publicando. Hoje é necessário conhecer Marketing para usufruir do Instagram por completo, tornando necessários métodos para que não se perca tempo e dinheiro.
As mudanças serão cada vez mais comuns no Instagram, será preciso ter força e dedicação por parte dos empreendedores para que consigam personalizar seus planos e seguir crescendo seu negócio. Para construir um perfil completo, adquira já o Checklist do Perfil de Sucesso, um material passo a passo para atrair, engajar e converter com a plataforma.