“NÃO DOU CONTA, E AGORA?” | DICAS PARA SUA ROTINA PROFISSIONAL

Confira em

Separar tempo na rotina para descansar é tão importante quanto realizar as tarefas. Sem pausas, a produtividade tende a cair com o passar do tempo, aumentando o estresse e a vontade de desistir. Se você sente que não dá conta de tudo que tem a fazer, quero compartilhar três dicas práticas para que consiga ter alta performance e uma rotina sustentável que equilibra trabalho, lazer, estudos e descanso. Vem comigo!

  • Delegar

Confiar certas funções a um outro profissional é um dos principais pontos a serem observados para conseguir equilibrar a agenda. Todo empreendedor possui pontos fracos ou não gosta de realizar certas tarefas, essas são as principais a serem delegadas. Vale lembrar que delegar não é a mesma coisa que largar, portanto, estar próximo ao profissional para ensiná-lo a caminhar no ritmo da empresa é necessário, do contrário, a parceria não funcionará bem.

 

Existem três principais maneiras para delegar uma função:

  • CLT: Contratar um colaborador da forma tradicional é uma opção, mas é necessário entender o tempo necessário para que o profissional esteja completamente capacitado para coordenar essa função. Caso não exista tanto tempo para ensinar e justificar a contratação, o ideal é optar pelo próximo modelo.


  • Terceirização: Essa opção é a utilizada na minha empresa, envolvendo contratos para determinar a prestação de serviço. É a melhor maneira para o meu caso porque a maioria dos projetos tem começo, meio e fim, não justificando ter alguém focado o tempo inteiro apenas em uma tarefa. Nesse caso, o Team Cami é contratado como Pessoa Jurídica e tem a liberdade de atender outras demandas e clientes.


  • Sociedade: Montar um negócio com parceiros é uma possibilidade para dividir as responsabilidades, mas não é a maneira ideal se esse for o único motivo para ter um sócio. É comum que aconteçam muitas brigas sobre férias e quem trabalhou mais, portanto é importante que tudo esteja muito bem definido, desde funções até os valores pessoais.

  • Antecipação e planejamento

Para conseguir tirar férias é necessário planejar o caminho até o período de descanso. Ao pensar numa data, é preciso ver todo o processo anterior e avaliar se é possível realizar todo o trabalho até lá de maneira organizada. Sem isso feito, há grandes chances de chegar próximo à data definida e se deparar com um mar de tarefas a serem realizadas. Antecipar o processo e agir de acordo com o plano ajudará a cumprir metas e permitirá parar na hora certa, sem receios.

  • Filtrar e qualificar clientes

A prestação de serviço tem por natureza a inseparabilidade entre o prestador e cliente, portanto saber qualificar e filtrar quais são os clientes ideais é tão importante.  Buscar clientes que tem percepção de valor, remuneram em dia e estão de acordo com o planejamento estratégico do serviço ofertado é a melhor forma para executar as tarefas de forma tranquila. Quando o cliente não tem essas características, se torna complicado realizar o trabalho com alta performance e conseguir parar para descansar.

 

O cliente ideal, quando avisado antecipadamente das férias, saberá do plano e ajudará a executá-lo, enquanto o cliente desalinhado apenas prejudicará o processo. Se você leitor, se encontra com mais clientes que não permitem seu descanso, há várias pistas que mostram a importância de alinhar melhor as expectativas quanto a produtividade. Quanto mais clientes bem orientados, melhor será a remuneração, mais fácil será o planejamento e com mais frequência será possível descansar.

 

Com isso em mente, delegando quando necessário e antecipando o trabalho de forma estratégica, a diferença na rotina será notável, permitindo que o tão merecido descanso venha à tona. Lembre-se que lazer é necessidade básica na vida e  seguindo essas dicas será possível aproveitá-la ao máximo.