Em toda minha carreira envolvendo Marketing, eu passei pelo desconhecido de diversas formas, sempre aprendendo e me desenvolvendo, o que me trouxe várias realizações. Muitos perguntam qual foi o fator determinante para meu sucesso no Digital e quero compartilhar essa resposta com vocês no post de hoje.
Eu diria que o ponto que mais fez diferença no meu trabalho, o verdadeiro “antes e depois”, foi criar uma metodologia para tratar de todos os assuntos e clientes, funcionando como uma receita ou uma fórmula, mas diferente no aspecto de que o método é adaptável a cada assunto e pode ser adaptado a cada cliente.
Antes dessa padronização eu trabalhava muito mais, porque toda vez que uma situação vinha à minha mesa, eu tinha apenas em minha cabeça o que deveria fazer, isso gerava uma situação desalinhada com o cliente, era uma desorganização. Toda vez eu tinha que analisar o que o cliente iria receber, como funcionaria os pagamentos, quais seriam as etapas da consultoria, etc. Essas coisas nos fazem perder um tempo que nem percebemos, e o tempo é algo importantíssimo e deve ser bem administrado.
Essa desorganização me trazia problemas. Eu sentia que não estava no caminho certo, mas também não sabia onde estava errando. Como consultora, meu papel é ter muita clareza e utilizar ferramentas para mostrar ao cliente o que não está em conformidade e como esse desvio pode ser corrigido. Tendo um método é possível ter uma base comparativa muito maior e explicar cada etapa ao cliente de maneira customizada, mas com a direção definida.
Quando eu desenvolvi a minha metodologia fiz questão de intercalar os pontos mais complicados e estressantes para o cliente com os pontos mais positivos, que elevam a moral na hora da conversa. Dessa forma tudo flui com os clientes com um alinhamento que faz com que o projeto flua e os resultados apareçam.
Com esse método eu pude construir a percepção de autoridade de maneira eficaz, sintetizando erros e acertos, fazendo com que os clientes e potenciais clientes me vissem de uma maneira diferente, como alguém que de fato entende do assunto. Mesmo que eu já entendesse antes, eu não passava essa percepção. Além disso, eu aprendi a lidar melhor com todos detalhes, incluindo como me posicionar na hora de conversar com um cliente desalinhado e lhe mostrar, antes de começar, que ele não seria o cliente para mim e eu não seria a fornecedora ideal para ele.
É um ciclo virtuoso que melhora com o tempo. Hoje eu sou notada por profissionais como Philip Kotler por conta do meu conteúdo, mas se eu não tivesse compilado tudo em um método, ele não teria a percepção que teve sobre meu trabalho, porque eu mesma não tinha.