A estratégia de mídia paga é muito eficaz para gerar resultados, desde que seja integrada da forma correta e seja transparente com seus objetivos e modelo de negócio. Saiba quando vale a pena investir em anúncios, quais os erros mais comuns na hora de usar o tráfego pago e como gerar resultados reais com essa estratégia.
Diferenças entre a mídia tradicional e a digital
É importante notar a diferença dos objetivos quando comparamos a mídia online e a tradicional, pois quando se anuncia em uma revista ou outdoor, muitas vezes o valor já é estipulado previamente, não importando o quanto de retorno o anunciante terá sobre o investimento no espaço publicitário dessa revista ou que tipo de resposta do público ele busca.
Já na mídia online, o orçamento é definido pelo anunciante, independente se forem dezenas ou alguns milhares de reais, e ele será cobrado apenas quando as pessoas chegarem ao objetivo estipulado ou próximo a ele, seja clicar em um link, engajar com um vídeo ou comprar um produto. Dessa maneira, com o tráfego pago online é possível ter um controle sobre o valor gasto e objetivos de marketing muito maior.
É importante destacar que o fato de ter mais controle sobre o orçamento não significa que o anunciante tenha total controle sobre o preço para alcançar seu objetivo, pois esse valor é gerido por um leilão de anunciantes, onde muitos competem para aparecer para um mesmo público, e quem pagar mais, gastando um orçamento maior, aparecerá mais vezes. É comum notar altas nos custos por objetivos alcançados em épocas especiais, como a Black Friday, onde praticamente todos os varejistas estão anunciando e competindo pela atenção do seu público.
Vamos conferir os seis erros mais comuns com a mídia paga e como evitá-los:
1- Não ter clareza dos objetivos
Para anunciar nas redes digitais é essencial saber qual o objetivo de cada campanha de Marketing. Analise se você busca engajamento, visualizações, a venda em si ou outro objetivo, porque as maiores ferramentas de anúncios como a Meta e o Google, disponibilizam diversos objetivos de campanhas em suas interfaces e cada uma delas será otimizada pelo algoritmo de acordo com o objetivo selecionado. Sendo assim, não faz sentido escolher um objetivo de cliques em um link quando eu na verdade o objetivo é mais visualizações de um vídeo.
2 – Não entender a jornada do cliente
Ao ver todos os objetivos de campanha é comum escolher apenas o objetivo de vendas, afinal esse é sempre o intuito de uma empresa, mas nem sempre está na hora de realizar uma campanha de vendas, pois muitas pessoas ainda nem ouviram falar da marca e quando receberem uma oferta em seu feed de notícias, acabarão passando sem ao menos prestar atenção.
Para ser mais efetivo, busque entender todas as etapas da jornada de compra do seu cliente para saber quais campanhas realizar, e muitas vezes será necessário alcançar mais pessoas, engajar e reter elas nas redes sociais e apenas depois desse processo é que chegará a hora desse público ser alvo de uma campanha de vendas.
3 – Achar muito caro anunciar online
Para não cometer esse erro, analise o seu ativo mais importante de todos, o tempo, não há dinheiro no mundo que nos faça voltar no tempo, mas o tráfego pago pode nos poupar muito desse ativo, porque ele potencializa todo o resultado de uma estratégia bem planejada. Com ele você alcança rapidamente muitas pessoas que poderiam nunca ouvir falar da sua marca, mesmo com o maior esforço para crescer organicamente nas redes sociais, portanto veja esse valor não como um gasto, mas como investimento.
Para ter essa visão mais tangível, calcule o quanto custa a sua hora/trabalho, e você verá que pode acabar ganhando mais se otimizar seu tempo com anúncios que potencializam seu alcance.
4 – Não ter o perfil preparado para ser uma vitrine
Esse erro é comum para muitas pessoas que investem em anúncios nas redes sociais mas não possuem resultados, porque mesmo que milhares de pessoas vejam os anúncios e o perfil da marca, ele próprio não está preparado e organizado para engajar e reter as pessoas, e muito menos para levar elas a finalizar uma compra.
O melhor momento para fazer uma festa é quando a casa está arrumada, portanto, pense novamente na jornada do seu cliente e se o anúncio feito conversa com o que ele vai encontrar no perfil, para assim ter melhores chances de ganhar seguidores e potenciais compradores. A presença digital orgânica é essencial para o bom funcionamento da mídia paga, ela cria o ambiente e tom da marca, tendo os anúncios como complementadores da jornada do cliente.
Os anúncios são úteis para continuar aparecendo para aquelas pessoas que chegaram próximas da compra, mas desistiram, pois elas ainda tem interesse pela marca e às vezes um pequeno incentivo pode mudar tudo, e ter um perfil que mantenha elas sempre ativas será importante. Para então complementar a presença orgânica, pense em fazer anúncios específicos para etapas da jornada de compra do seu cliente, como fazer um anúncio para quem adicionou um produto ao carrinho mas não comprou, e no anúncio ofereça um brinde a essa pessoa se comprar nas próximas horas.
Essa foi apenas uma estratégia que explora mais a fundo a jornada de compra, mas que pode influenciar muito na recuperação das vendas.
5 – Anunciar conteúdos orgânicos que que não funcionaram
Um erro comum entre empreendedores é tentar impulsionar aquele conteúdo orgânico que não engajou seu público, às vezes na tentativa de buscar melhores métricas para essa publicação. No entanto, o algoritmo reflete as preferências das pessoas dentro das redes sociais e quando uma publicação teve seu engajamento ruim, significa que ela não foi marcante o suficiente nem para os seguidores do perfil, e impulsionar um conteúdo irrelevante não trará resultados.
Caso pense em anunciar publicações orgânicas, busque sempre aquelas que mais conversaram com os seguidores, as que retiveram sua atenção até o final do vídeo ou que tiveram mais comentários, pois esses são os conteúdos certeiros que foram testados no orgânico e funcionaram, e se anunciados para o público certo podem trazer uma grande audiência para o perfil.
6 – Anunciar quando não tem um parceiro adequado
Quando o assunto é complexo como são os anúncios online, buscar economizar não contratando um especialista pode acabar saindo caro! Isso ocorre quando o empreendedor tenta fazer por si algo que não é de sua especialidade, além de tomar conta de todas as outras partes da empresa, e quando alguma dessas pontas é feita às pressas, pode ter certeza de que a marca não está extraindo o máximo de resultados possíveis.
Tão ruim quanto economizar não contratando, é quando se contrata um especialista mas a comunicação não é bem feita, gerando resultados até piores. Pense que o especialista em tráfego pago não havia atuado na empresa anteriormente, então para que ele extraia resultados é essencial que o empreendedor passe toda a visão da sua marca ao profissional, da jornada do cliente ao produto, suas especificidades e vantagens, para que ele então tenha a visão 360° do negócio. Quando simplesmente se contrata alguém e não há boa comunicação, isso não é mais delegar, mas sim “delargar” uma posição importante da marca.
Para não ocorrer esses ruídos, desde o início da relação profissional com um especialista em mídia paga, já conte seus objetivos e fale sobre a empresa, assim como é ideal deixar bem definido os prazos para relatórios das campanhas. Com tudo organizado e planejado ele poderá de fato implementar seus serviços de forma que potencialize os resultados da marca.
Para ter sucesso com anúncios online é preciso antes ter conhecimento completo da marca e dos seus clientes, sua jornada de compra e preferências nas redes sociais, para então ter presença orgânica efetiva. Com isso feito, os anúncios precisam conversar com o tom de voz da marca e todo o processo orgânico, às vezes até utilizando publicações que deram certo. E sempre que contar com um especialista, é essencial que seja passado a ele toda a visão da marca, para que ele então use a expertise do seu serviço de maneira interligada com os objetivos da empresa, alcançando o público ideal com os anúncios certos.