Google Think Insights é um serviço relativamente novo da Google (tem só sete meses de vida) no qual são reunidas informações estratégicas sobre o cenário e tendências em Marketing Digital.
O foco não é o formato e sim o conteúdo: lá estão eventos, vídeos, ppts, estudos, dados estatísticos e uma plataforma sensacional – o Real Time Insights Finder. No formato de ciclo, ele é dividido em setores:
- O que as pessoas estão buscando?
- O que as pessoas estão pesquisando?
- O que as pessoas estão assistindo?
- O que as pessoas estão dizendo?
- No que as pessoas estão clicando?
No maior estilo Google de ser, a plataforma é um agregador de ferramentas – como o Insights for Search e AdPlanner – com ranking de importância e relevância, apresentados de forma divertida e com usabilidade das mais agradáveis.
Outro ponto que merece destaque são os estudos, que saem do lugar comum. Além de temas como mobilidade, são apresentadas pesquisas como “5 Verdades sobre o Consumidor Digital Afro Americano”. Legal, né?! Para quem ama – e precisa amar – as informações sobre comportamento do consumidor, essa plataforma é um prato cheio!
O conteúdo de uma maneira geral é dividido da seguinte maneira:
Setor:
- Automotivo
- B2B
- Educação
- Mercado Financeiro
- Saúde
- Varejo
- Tecnologia
- Viagens
Demográfico:
- Afluentes
- Boombers
- Mães
- Hispânicos
- Afro americanos
Plataforma de Mídia:
- Cross Media
- Display
- Mobile
- Search
- Social
- Vídeos
Objetivo de Marketing:
- Branding
- Inovação
- Conversão
- Engajamento
- Vendas
- Métricas
- Mídia Mix
- Comportamento do Consumidor
O fluxo de navegação é simples e isso facilita muito a encontrabilidade da informação de um modo efetivamente relevante para o usuário:
Para finalizar, recomendo uma visita ao menu Thinking Ahead (algo como Pense Adiante), um espaço para artigos cheios de futurismo e tendências. É uma delícia de ler e enche o leitor de expectativas sobre o quão incrível será o futuro! Achei bacana essa sacada de misturar pesquisa e estatística com esses textos mais pessoais, afinal, o futuro também é sonhar :)
Foto de capa por Elijah O’Donell