O melhor amigo do homem é o Google! Fica difícil imaginar nossa vida sem ele, que nos salva em tantas situações do dia a dia.
Já reparou como algumas pessoas tem resultados de busca muito mais precisos que os seus? Isso tem um motivo: É a forma de pesquisar e de estruturar termos de busca, que faz com que os resultados sejam mais específicos e muito mais eficazes. Aqui vão algumas dicas do Marketing Drops para transforma-lo em um verdadeiro ninja das buscas no Google.
Use aspas:
Vamos supor que você esteja buscando conteúdo sobre marketing interativo. Ao digitar apenas Marketing Interativo na caixa de pesquisa, o Google trará resultados que contenham as duas palavras no mesmo texto, estando juntas ou separadas.
Dica Ninja: Coloque o termo de pesquisa entre aspas duplas(” “). Esse tipo de busca mostrará somente os resultados nas quais as palavras aparecem juntas, refinando a busca. No caso do exemplo, busque por “marketing interativo”.
Faça buscas em inglês:
As vezes, fica realmente difícil de encontrar alguns assuntos nas buscas do Google, especialmente aqueles que são vanguarda ou extremamente recentes. Facilite a sua vida e busque por resultados no google.com, usando termos em inglês.
Dica Ninja: depois de buscar por resultados usando termos em inglês, use o Google Tradutor para traduzir o conteúdo.
Faça perguntas:
Evite buscar somente por palavras chave. Use a maneira como se fala na hora de buscar por conteúdo. Vamos supor que você queira saber como fazer um briefing. Ao usar somente o termo simples (briefing), ou palavras compostas (briefing de comunicação), os resultados acabam vindo bastante crus, dificultando a triagem de material e fazendo com que muitas outras buscas sejam executadas até que você encontre o que procura.
Dica Ninja: faça perguntas para o Google! Como no exemplo acima, use como termo de pesquisa a pergunta como montar um briefing e perceba a diferença na hora de encontrar o que realmente procura.
Exclua palavras:
Vamos supor que esteja procurando conteúdo sobre marketing digital, mas você quer excluir quaisquer resultados que contenham a palavra e-commerce .
Dica Ninja: Use o sinal de menos (“-“) na frente da palavra que deseja excluir, como no exemplo: marketing digital -ecommerce.
Pesquise em um site específico:
Vamos supor que você ouviu falar que o Marketing Drops é o melhor blog para conteúdo sobre ações no Facebook. Para refinar sua busca, você pode procurar conteúdo em um site específico, mesmo que o site não contenha o recurso de pesquisa do Google dentro dele.
Dica Ninja: Use o Google para pesquisar o site para o seu termo, usando o parâmetro “site:”, como no exemplo: site:marketingdrops.com.br ações no Facebook.
Busque por tipos específicos de documentos:
Se você estiver procurando por resultados que contenham um tipo específico de arquivo, você pode usar o parâmetro “filetype:”. Por exemplo, você está buscando por apresentações que sejam relacionadas com Marketing Digital.
Dica Ninja: Busque por “marketing digital” filetype: ppt
Busque por Isto ou Aquilo:
Alguns sites falam sobre marketing digital e outros usam o termo marketing na internet, mas com conteúdos semelhantes, fazendo dos dois termos alvos da sua busca. Se você está procurando por Marketing Digital e Marketing na Internet sem distinção, então você pode usar o parâmetro OR (sempre em letra maiúscula).
Dica Ninja: Busque por marketing digital OR marketing na internet
Tenha uma Calculadora:
Da próxima vez que você precisar fazer um cálculo rápido, ao invés de abrir a calculadora, você pode simplesmente digitar a conta no Google. Esse é o tipo de dica que faz ganhar tempo, não é?
Dica Ninja: Faça cálculos rápido na caixa de busca, como no exemplo: 34567 * 1,23
Procure o significado de uma palavra:
Quem não usa o Google para buscar por palavras que desconhece, que atire a primeira pedra. Se você precisar procurar rapidamente a definição de uma palavra ou frase, facilite sua vida com o comando define:
Dica Ninja: define: a palavra que deseja descobrir
É isso aí, pessoal! Espero que todos terminem esse post como verdadeiros Ninjas das Buscas xD
Sua empresa sabe como estar bem nos resultados das buscas? Entre em contato com a Camila Renaux Consultoria em Marketing Digital!
Foto de capa por PhotoMIX Ltd