Buscar estratégias de diferenciação, autoridade e relevância sempre ajuda no crescimento de um perfil, atraindo novos seguidores e os mantendo engajados com um conteúdo enriquecedor. Existem algumas estratégias que serão tendências para o Marketing Digital em 2022, são elas:
- Ser marcante
Essa estratégia se provou forte em 2021 e não pretende deixar de ser no próximo ano. Ela consiste em ser facilmente reconhecido e mesmo parecendo óbvio que um conteúdo marcante seja bom, é onde muitas pessoas cometem erros.
O principal erro é o medo de ser diferente demais e ser penalizado por isso. Coisas diferentes, como sotaques, aparências e estilos no geral, para muitos contextos, podem significar o isolamento para certas pessoas, mas na comunicação quem tem sucesso é quem tem algo diferenciado para oferecer. Digo isso por experiência própria, porque perdi o medo de aparecer quando percebi que atributos que me tornam única geram identificação e resultados.
- Aparecer e estar presente
É ideal que as marcas apareçam com certa constância para que não sejam esquecidas, lembrando que o conteúdo deve ser marcante para que não fique cansativo. Utilizar um formato que potencialize o alcance é ótimo quando se busca constância e o Reels é a ferramenta ideal para isso,por ser privilegiado pelo algoritmo.
- Ser interessante e informativo
Essa estratégia se baseia em construir a percepção da autoridade, mostrando que tem algo a agregar a todos que veem o conteúdo. As pessoas seguem marcas por algumas razões, aprender algo através do conteúdo é uma das principais.
O formato ideal para aplicar essa ferramenta é através do carrossel e independente da marca, é possível utilizá-lo para ensinar algo. Para uma marca que vende brinquedos, no carrossel podem ser inseridos conteúdos de comparações entre os produtos com indicação de quais são os melhores para cada idade ou até mesmo para cada estação do ano. O fato é que, quanto mais atrativo e informativo for o conteúdo, mais seguidores serão atraídos.
- Ser mencionado nos Stories
Vejo pessoas reclamando que apenas perfis com poucos seguidores compartilham seu conteúdo nos Stories, no entanto, para essa estratégia, isso é até melhor. A chance dos seguidores do perfil pequeno que divulgou seu conteúdo possuírem os mesmos interesses é maior se comparada a um perfil com grande audiência.
Já tive relatos de alunos meus confirmando o que digo acima, dizendo que quando pessoas com poucos seguidores e de uma cidade menor responderam, tiveram mais resultados do que quando pessoas com milhões de seguidores o fizeram. É preciso identificar a Persona para entender isso, pois não há problema em ter público pequeno, mas há problema quando não é o seu público.
Claro que é possível utilizar perfis maiores para favorecer nosso conteúdo, basta utilizar as estratégias certas no momento certo. Uma aluna minha conseguiu muitas vendas de seus cosméticos ao comentar em uma live da Juliette, agradecendo-a por ter valorizado certo tipo de batom e que seus produtos estavam esgotando. Ela foi notada pelas pessoas da live que possuíam o mesmo interesse, e assim obteve sucesso.
Para conseguir a atenção dos perfis maiores é necessário fazer algo marcante e que tenha a ver com o posicionamento do dono do perfil, é preciso fazer o comentário certo. Quando alguém comenta algo que tenha a ver com o que quero enaltecer no meu posicionamento, a chance de eu compartilhar é muito maior.
- Ser visto para ser lembrado
Não confunda com postar a qualquer custo, essa estratégia consiste em construir relacionamentos através de comentários estratégicos, começando a seguir determinados clientes, ficando de olho na concorrência e sabendo quem engaja pelo motivo certo.
Tenho alunos que desistiram de perfis com mais de setenta mil seguidores porque o perfil foi construído de forma desorganizada, a partir de sorteios, robôs, automação ou conteúdos apelativos, não trazendo resultados e não sendo lembrados pelos seguidores. Uma aluna minha conseguiu muitos seguidores optando por postar fotos sensuais, mas esse público não veio pela autoridade que ela possuía no seu conteúdo, e sim pelo lado da popularidade e apelação que havia no perfil. Aí mora o problema, esses seguidores não eram as pessoas que iriam comprar de verdade.
Sendo assim, engajar para conseguir engajamento, construir o perfil de maneira consistente e sustentável e criar relacionamentos são os caminhos para ter resultados acima da média, fazendo sua marca se tornar querida por quem a segue. Rede social é feita por pessoas, para pessoas e tem em sua base relacionamentos bem estruturados. Faça do engajamento o seu dever de casa.