IMAGEM PESSOAL E POSICIONAMENTO DIGITAL | PASSO A PASSO PARA UMA ESTRATÉGIA DE SUCESSO

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Para ser relevante e construir autoridade você precisa ter uma visão estratégica sobre o espaço que ocupa na mente do seu consumidor. Ter clareza sobre a forma que sua imagem, linguagem, benefícios intangíveis e preços comunicam o seu valor é essencial para ter sucesso. Confira uma estratégia passo a passo para transmitir o melhor da sua marca de maneira eficiente:

  • Posicionamento

Esse posicionamento não é sobre você ou sua marca emitir opiniões, mas sim comunicar tudo que torna a empresa única para os consumidores. Seguindo esse raciocínio, tudo que for diferente e interessante na sua marca deve ser exposto para gerar mais afinidade e aumentar a proposta de valor. 

 

No caso do meu serviço de consultoria, o bom humor era um diferencial no ramo e eu acabava escondendo isso, começando a me aproveitar das vantagens que isso me proporcionava apenas tempos depois. Eu fazia isso porque acreditava que como consultora deveria ser mais séria, mas os feedbacks dos clientes mostravam o contrário, e que na verdade o bom humor deixava todo o processo mais leve e fácil de ser executado. 

 

Com esses pontos em mente, pense nas coisas que mais diferenciam sua marca e compartilhe elas com seus consumidores.

  • Precificação

O preço que você cobra deve estar alinhado com todo o restante da sua marca e o que ela quer passar aos consumidores. É importante entender bem onde se encontra a proposta de valor da sua oferta, pois nem tudo pode ser resolvido com simples descontos. Tome como exemplo a marca de automóveis BMW: ela não vende apenas um carro, mas sim um bem de luxo que promove status social elevado. Pense comigo, não faz sentido para a BMW oferecer super promoções em suas lojas porque isso afetaria muito a sua percepção de valor.

 

Quando falamos desse luxo e status oferecidos pela BMW, estamos citando benefícios intangíveis da marca que não são facilmente copiados. É isso que você precisa buscar no seu ramo de negócios. Algo marcante e diferente, não necessariamente “caro”, mas que faça sentido para a oferta da sua empresa.

  • Identidade visual e textual

Esse pilar é essencial para a recordação da marca e a forma como os clientes pensam sobre ela, pois é como a empresa se comunica por meio das plataformas digitais que as pessoas muitas vezes passam a conhecer e também se identificar com ela.

 

É possível que ao ver a cor laranja você imediatamente se recorde do Itaú, ou ao ver um vídeo do Instagram de uma marca você passe a se identificar muito com ela. Essas são formas de comunicação digital pensadas intencionalmente para transmitir o que a marca quer que as pessoas sintam quando as consomem.

 

Seguindo essa lógica, pense na identidade que sua marca tem em cada posicionamento e entenda que não precisa agir igualmente em todas as redes sociais. É comum inclusive ver marcas que são descoladas no Instagram, sérias em seus blogs e muito mais descontraídas no TikTok para aproveitar as trends. Não há predefinição, mas sim estratégia de comunicação e identidade.

  • Imagem pessoal

A linguagem corporal é responsável por 95% da comunicação que temos, por isso é tão importante estar bem vestido e ter boa postura, esses são pontos que transmitem autoridade, confiança e profissionalismo. Não necessariamente é preciso usar roupas formais e ficar sério o tempo todo, até porque mencionamos anteriormente que tudo que é feito no dia a dia da marca deve ser realizado de acordo com a identidade dela. No meu caso como consultora, o sorriso estampado, roupas sociais e alguns acessórios se encaixam muito bem. Pense como a sua imagem pessoal diária deve ser para fazer sentido com o que a empresa oferece.

  • Coerência

Faça aquilo que você fala! No começo da minha carreira como consultora eu gerava ótimos resultados para meus clientes dizendo para eles cuidarem da imagem pessoal, mas não cuidava da minha. Essa incoerência prejudica a confiabilidade da marca e só não prejudicou a minha porque contratei uma consultora de imagem e mudei minha mentalidade a tempo. Portanto, pense nas propostas da sua marca e se alguma delas não for seguida internamente, reflita sobre a possibilidade de uma mudança estratégica.

 

A coerência da marca vai além da imagem, pense numa estrategista digital que entrega muita mudança na vida de seus clientes, mas que ao compartilhar essa mudança no Instagram para valorizar seu trabalho, usa apenas uma foto com três linhas de legenda. Todo o trabalho profundo feito por ela não fica claro aos seguidores, e isso se torna uma incoerência na transmissão de seu trabalho.

  • Marketing pessoal

Ser capaz de trabalhar seu marketing pessoal enquanto transmite os conteúdos profissionais da marca pode ser uma virada de chave, e não o fazer pode ser considerado no mínimo perda de oportunidade.

 

Não se preocupe em ter que expor toda sua vida todos os dias da semana, isso é desnecessário e pode ser prejudicial para seus familiares.  Pense no marketing pessoal como algo ligado aos valores da marca, que a complementa e gera mais afinidade com o público. Isso pode ser realizado em doses pequenas, compartilhando algumas rotinas, histórias de superação e outras narrativas que fazem ligação com os princípios da empresa.

 

Marketing pessoal estratégico complementa a identidade visual e o posicionamento digital da marca, tornando-a única e marcante para seus consumidores. Analise as etapas desse conteúdo internamente e veja se algo deve ser repensado para transmitir mais confiança e afinidade com seu público.