Com o forte apelo visual dos conteúdos para redes sociais, é necessário falar sobre humanização de marcas sobre um aspecto específico dessa estratégia: o uso do banco de imagens. Vamos entender na prática se vale a pena utilizar esse recurso e quais são as melhores estratégias. Vem comigo!
O que é um banco de imagens?
Bancos de imagens são plataformas online que oferecem bibliotecas com uma enorme variedade de imagens em diferentes contextos. Porém, a escolha do banco de imagens ideal para a sua marca vai além de simplesmente selecionar a opção mais barata ou gratuita. Na verdade, é fundamental um estudo de branding para identificar o banco que melhor atende aos seus objetivos e à personalidade da sua marca.
Uma comunicação que não considera o contexto da sua marca pode levar a um uso de imagens extremamente artificiais, que não refletem a diversidade da população e que não geram identificação com o público. Portanto, é essencial escolher bancos de imagens que ofereçam conteúdo autêntico e relevante, como Pexels, Unsplash e Nappy, e utilizá-los em contextos pontuais, como alguma publicação específica do feed do Instagram.
De acordo com uma pesquisa recente, cerca de 80% dos consumidores desconfiam do uso de bancos de imagens e 57% prefeririam ver imagens de clientes reais. Esta preferência por imagens autênticas e representativas é resultado do desejo de “ver gente como a gente”. Então, por que ainda recorremos ao banco de imagens? Muitas vezes, é porque falta tempo, temos medo de aparecer ou o marketing não é uma prioridade em nossa rotina.
Por isso, quero compartilhar algumas estratégias para você deixar de lado o uso não intencional de bancos de imagens e adotar uma comunicação mais estratégica:
Investimento em Ensaios Profissionais
Contratar profissionais para realizar ensaios fotográficos seus e da sua equipe pode trazer um retorno significativo. Essas imagens autorais e específicas para a sua marca podem gerar resultados muito mais positivos, pois irão gerar ótimas provas sociais e identificação.
Torne-se o Porta-Voz da sua Marca
Assumir o protagonismo e se colocar à frente das câmeras pode ser um desafio, mas também é uma oportunidade de maior identificação com o público e de obter melhores resultados, isso irá humanizar a marca, deixando-a muito mais familiar quando as pessoas a virem.
Abrace o Conteúdo Gerado pelo Usuário
Criar ambientes e situações que despertem o desejo genuíno dos seus clientes de compartilhar sobre sua marca nas redes sociais é uma ótima estratégia. O conteúdo gerado pelo usuário, ou UGC (do inglês, User Generated Content), promove uma experiência memorável e fomenta a propagação boca a boca da sua marca. Sendo assim, quanto mais a marca compartilhar seu dia a dia e seus clientes, mais os próprios irão querer fazer parte disso e compartilhar também.
A humanização aliada ao uso estratégico de imagens autênticas e conteúdo gerado pelo usuário, é vital para estabelecer uma conexão autêntica com os consumidores e impulsionar resultados positivos. Se joga!