Entenda a importância de ter uma comunicação humanizada e descubra estratégias que funcionam para garantir esse diferencial sem desgastar. Spoiler: vai além de aparecer nas redes sociais.
Quando as empresas buscam humanizar sua marca, elas na verdade estão buscando maior conexão com seu público-alvo, isso porque a conexão e o sentimento de acolhimento tendem a tornar os seguidores muito mais fiéis, o que também aumenta a taxa de retenção e compra. No entanto, muitas empresas confundem humanização de marca com simplesmente aparecer na internet, quando na verdade se vai muito além, mesmo que aparecer seja um grande passo inicial para uma marca humanizada. Sigamos para as dicas práticas para humanizar a sua marca:
1 – Presença e posicionamento
Essa estratégia consiste em compartilhar a essência da marca e seu funcionamento, sem necessariamente aparecer fisicamente em algum vídeo. Como exemplo de conteúdo ideal, podem ser citados vídeos de bastidores que mostram o dia a dia da empresa, como seus processos e espaços físicos. Conteúdo de bastidor é ótimo para levar as pessoas para dentro da empresa, tornando o público quase que parte dela.
Outra forma de conteúdo interessante para humanizar é torná-lo algo único da marca, como quando ela se posiciona quanto a determinado tema ou até mesmo quando compartilha alguns sinais de imperfeição dela, pois momentos de vulnerabilidade são ótimos para gerar conexão. Claro que não é ideal compartilhar erros sensíveis que possam prejudicar a imagem da marca ou se envolver em polêmicas absurdas que não agregam valor ao público, esses conteúdos devem ser pensados de tal forma que quem os assista, sinta conexão com a marca.
2 – Tom de voz e conversação
Ter clareza do tom de voz da marca permite uma conexão muito próxima com seus consumidores. Veja como exemplo a Netflix, uma empresa que não possui representantes que falem por ela, mas ela mesma com sua forma de escrita nas redes sociais consegue se conectar com seu público facilmente. Aproveite e mais tarde confira como são feitas as publicações da Netflix nas redes sociais e veja a quantidade imensa de interação que ela consegue por meio de sua conversação.
Os consumidores se sentem muito próximos quando são respondidos sobre suas séries e filmes favoritos e tudo isso é pensado para humanizar essa empresa gigante, sem tornar necessário um porta-voz humano. Analise o tom de voz da sua empresa, suas frases de efeito e a forma como ela conversa com o público, porque talvez seja possível alcançar grandes níveis de conexão e humanização, seja conversando pessoalmente, via WhatsApp ou nas redes sociais.
3 – Utilize mãos nos conteúdos da marca
Mostrar um produto num vídeo/foto e utilizar a mão para tocá-lo e testá-lo é uma das melhores formas de deixar ele mais tangível para quem estiver assistindo, e isso sem ter que aparecer por completo em frente a câmera. Isso porque as pessoas conseguem ver o produto sendo utilizado e podem saber como seria se fossem eles mesmos o fazendo.
4 – Voz e narrativa
O Brasil nos últimos anos presenciou uma explosão do número de podcasts, formato de mídia que se tornou um dos favoritos dos brasileiros para ouvir notícias, aprender ou simplesmente se entreter por meio da voz dos apresentadores.
Um podcast a respeito de temas específicos do nicho em que a marca atua pode sim funcionar para conseguir um público muito fiel e engajado, portanto, veja se faz sentido para o momento atual da sua empresa trazer esse tipo de conteúdo à tona.
5 – Humanização a partir de terceiros
Essa é uma das estratégias mais efetivas para humanizar empresas, porque conta com depoimentos de terceiros enaltecendo ela. Isso é válido desde simples capturas de tela do Direct do Instagram até vídeos de cases de sucesso do cliente. Quando potenciais clientes veem outras pessoas falando tão bem de uma marca, quebrando suas objeções, as chances de conexão e compra aumentam.
Para fazer esse tipo de conteúdo é sempre ideal que se peça permissão para compartilhar o depoimento ou que a identidade da pessoa seja preservada quando compartilhada. Quando se trata de um case de clientes, é ideal que se tenha uma relação mais próxima com ele e que resultados já tenham sido alcançados.
Com tudo em mente, analise se alguma dessas estratégias pode ser implementada pela sua marca para buscar mais conexão e humanização, afinal, cada vez mais as pessoas buscam comprar de marcas que conversem com elas e que as façam se sentir acolhidas.