Existem diversos fatores que definem como serão os resultados do seu perfil no Instagram, mas o objetivo desse conteúdo gratuito é trazer uma dica que é um verdadeiro “antes e depois” para aproveitar ao máximo a plataforma como uma rede de relacionamento e gerar mais engajamento e resultados através da conexão com seu público. Eu tive a ideia para essa dica a partir de feedbacks de dois alunos do meu curso que estavam em contextos diferentes de negócios, mas obtiveram ótimos resultados quando passaram a seguir essa estratégia como ferramenta de Marketing.
O primeiro feedback veio de uma aluna que relatou que vivia reclamando que não conseguia engajamento, mas percebeu que ela mesma não se engajava com nenhum conteúdo. O segundo caso foi um aluno que trabalha na área da medicina e me falou que o principal objetivo dele com o Instagram é preencher completamente sua agenda com pacientes. Seguindo a conversa eu perguntei como são os pacientes dele atualmente, ele informou que trata alguns há mais de uma década, que são fiéis ao seu trabalho, mas quando perguntei se ele costuma interagir com eles nas redes sociais, sua resposta foi não.
O ponto que liga esses alunos é que ambos são ótimos profissionais em seus respectivos ramos, porém na hora de mostrar isso, não engajam. Não basta simplesmente seguir todas as pessoas e comentar emojis, isso seria uma relação robotizada e apenas prejudicaria o perfil. É necessário um relacionamento genuíno e realmente interagir nessa rede social com foco nas pessoas. Eu dei essa mesma dica para ambos os alunos: é necessário reservar um horário para prestar atenção nas pessoas, interagir com elas e assim, construir algo que levará à fidelização dos clientes.
Uma opção que pode ser útil seria delegar essa função da interação para um profissional da sua empresa, mas vale lembrar, delegar não se trata de abandonar essa função para sempre, mas sim trabalhar de uma outra maneira, é preciso dar essa atenção para ser visto. A moral da dica é analisar se você está realmente presente, pensar além do conteúdo postado e acompanhar as pessoas, respondê-las, comentar, curtir e interagir de forma geral, é isso que fará toda a diferença para o algoritmo, pois ele não leva em consideração apenas o que os outros estão fazendo no seu perfil, é também o que você faz no perfil dos seus seguidores.
É a famosa história, quem não é visto não será lembrado e isso é pura realidade quando o assunto é Instagram, então siga essa dica rumo ao engajamento desejado.