Você pode viver o Digital com serenidade e ter resultados sem ser refém de trends, memes e outros conteúdos do momento. Vem comigo para descobrir o que fazer na prática para uma estratégia de conteúdo atemporal que funciona para sempre.
- Dúvidas frequentes
Independente do tamanho e tempo de vida da empresa, existem entre dez e vinte dúvidas que persistem nos consumidores e aparecem sempre. Transforme as respostas dessas dúvidas em conteúdos informativos que quebram objeções de compra.
Caso não saiba quais são as dúvidas frequentes dos seus consumidores, o time de vendas e suporte com certeza se depara com elas diariamente, questione-os sobre isso e anote as perguntas que se repetem e formam um padrão.
- Explique seus produtos e serviços
Explicar os materiais utilizados, processos de criação e quem produz os produtos ou executa os serviços é essencial para quebrar objeções e também gerar aquela sensação de que a sua empresa pode solucionar os problemas que os consumidores possuem.
Para aplicar essa estratégia é importante entender o contexto de uso do produto/serviço, portanto, marque aquela visita ao cliente para se aprofundar em suas dores e processos diários, compreenda ao máximo e transforme tudo em conteúdo.
- O que, como e por quê
Explicar os motivos da marca existir e sua razão social nunca envelhece, isso porque propósito sempre vai gerar identificação, e isso trás retenção de público. Esse conteúdo pode ser feito com muita naturalidade porque carrega cada detalhe do amor pelo que a empresa faz e também é o momento ideal para mostrar como toda a equipe que trabalha nela também vive essa cultura.
- Objeções mais comuns
Indo além das dúvidas frequentes, essa linha editorial trabalha exclusivamente com as desculpas usadas por potenciais clientes para não comprar. Elas podem ser diversas, desde falta de identificação com a marca até questões mais práticas como preços e prazos. É importante conduzir o potencial consumidor ao caminho da compra, mostrando que sua solução faz sentido para as dores dele. É possível trabalhar essa estratégia do marketing ao comercial para que o discurso de venda esteja alinhado.
- Provas Sociais
Compartilhe os sucessos e aprendizados que a marca obteve com clientes, elas mostram resultados incríveis e mesmo quando mostram situações que deram errado, provam que a marca é transparente e quis aprender com seus erros. Esse tipo de conteúdo é atemporal pois sempre será uma validação das qualidades da empresa.
Para reforçar essas estratégias, peça para os próprios clientes compartilharem suas opiniões, como saíram de um ponto A e foram até o B por causa da sua empresa, colete isso e poste como conteúdo. Seja para produto ou serviço, microempresa ou multinacional, as provas sociais caem como uma luva em qualquer momento do ano.
Os conteúdos atemporais funcionam independente do momento que a empresa se encontra, pois eles sempre serão úteis aos clientes, seja para gerar identificação ou quebrar objeções, e as marcas que definem essas pautas conseguem planejar melhor e ter resultados reais sem comprometer a serenidade da rotina de conteúdo.