ANSIEDADE DE CLIENTES E CHEFES? RESOLVA AGORA!

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A pressa por resultados e a falta de alinhamento sobre os processos pode fazer com que clientes, chefes e outras pessoas envolvidas em projetos que você atua demonstrem ansiedade e resistência. Entenda em quatro passos como lidar com esses comportamentos e de que forma você pode influenciar positivamente e transformar os resultados.

  • Explique os benefícios do planejamento

Para começar é importante deixar bem claro ao cliente o passo a passo do serviço para ele entender como as coisas funcionam e não criar expectativas irreais que geram ansiedade. Não deixe para falar tudo em uma reunião, vá aos poucos explicando os benefícios de seguir o plano com calma, assim ambos os lados estarão alinhados.

  • Intercale o planejamento com mini entregas

Passe a mandar conteúdos que servem como inspirações para o projeto, podem até ser Reels e TikToks. Dessa forma o cliente vê possibilidades que podem ser aplicadas à realidade dele e até já pode compartilhar a opinião quanto ao assunto, o que ajudará você a direcionar o serviço de acordo com suas preferências.

  • Dê pequenas doses de trabalho ao cliente

Como alguns dizem, “cabeça vazia, morada da ansiedade”, sendo assim solicite pequenas tarefas ao cliente para que ele veja o trabalho acontecer e sinta que está fazendo parte dele. Não precisa ser a lista inteira de afazeres de uma só vez porque isso sim gera ansiedade. Divida essa lista em pequenos passos e vá encaminhando aos poucos para o cliente.

  • Fale da concorrência

Quando perceber ansiedade novamente por parte do cliente, traga a concorrência dele à tona, pois ela mexe com o lado emocional e competitivo, e o levará de volta ao foco no projeto e na importância de seguir o método definido para o serviço. Dessa forma, sempre que for preciso defender o planejamento, traga consigo uma perspectiva de um concorrente do cliente, pode ser uma ação de marketing deles, um conteúdo e qualquer outra coisa que faça sentido para direcionar o cliente ao rumo certo.

 

Sempre que um cliente estiver ansioso, siga esses passos e busque formas para fazê-lo focar no que importa, que é seguir o plano e executar o serviço, assim ambos caminham juntos e em sintonia rumo aos resultados desejados.