Para empreendedores que oferecem serviços, ter a agenda cheia significa orgulho do que faz e segurança para pagar as contas. Para alcançar esse objetivo eu conto com três estratégias que me possibilitam gerar bons negócios, construir a percepção de autoridade e não precisar recorrer ao famoso “descontinho” para não perder a venda. Saiba que estratégias são essas e como aplicar na prática para vender mais e melhor.
- Saber quando não vender
Essa é uma das dicas mais contraintuitivas já passadas aqui, porém, se mostra eficaz quando se entende que existem clientes qualificados e desqualificados. Eu não assino com concorrentes diretos ou indiretos, e além disso, se eu assinasse contrato em todas reuniões que faço, com certeza não poderia dar a atenção merecida aos clientes que já possuo.
Para vender melhor, deixar de vender algumas vezes foi essencial para ter uma carteira de clientes fechada com meu dia a dia. Lembrar que deixar os clientes atuais satisfeitos é mais importante do que ficar correndo atrás de outros, enquanto o serviço que deveria estar sendo prestado, fica parado.
- Estar atento(a)
Prestar atenção fora das reuniões pode aumentar as vendas de qualquer empreendedor, sempre digo que estamos vendendo a todo momento, em todas situações. Sempre que estiver conversando com alguém, realmente esteja no mesmo lugar e tente entender o que essa pessoa quer dizer, se for uma conversa virtual, pare para escrever e leia com atenção aos detalhes. Eu mesma já passei por um problema com a desatenção, e ainda por cima em uma reunião, onde estava mais preocupada com o que eu ia falar do que em prestar atenção ao problema do cliente, com isso tive que remendar a situação.
Dependendo da pessoa com quem estiver falando, adaptar uma explicação pode ser necessário, mas como adaptar se não houve atenção às expressões dela, ao problema real que ela tem. O único jeito disso acontecer é focando, olhando nos olhos e dando o melhor de si.
Evitar o desleixo é essencial para não só ser um bom profissional, mas para também parecer bom aos olhos dos outros, portanto, lembre-se de deixar o celular virado para baixo, desative as notificações e entre na conversa. Uma dica prática para quem não sabe transparecer bem é utilizar de perguntas pontuais, isso faz a conversa fluir naturalmente e torna os objetivos mais fáceis de serem entendidos.
- Apareça
Esse ponto não quer dizer que é preciso fazer lives ou podcasts, mas sim mostrar os bastidores do dia a dia no trabalho. Já consegui diversos clientes por meio dos cafés, reuniões, e o boca a boca ajudou muito para espalhar o bom serviço que prestei. Sempre que possível eu aparecia em eventos que falavam de Marketing, inclusive em universidades, para ajudar os profissionais que estavam em formação, o que me gerou boas parcerias. Isso tudo é basicamente estabelecer contatos reais, usando o famoso “networking” para se desenvolver.
Com o tempo, as redes sociais entraram em cena para escalar, mas não comecei com uma grande plateia. A jornada para me tornar a consultora que sou hoje começou aos poucos, com bons serviços e criação de laços fortes que geraram frutos que colho até hoje.
Com tudo que foi dito, é possível perceber que para conseguir bons clientes e escalar sua quantidade, é preciso oferecer um bom serviço, demonstrar interesse a todo momento, prestar atenção e saber construir relações que ajudarão a alcançar mais pessoas.