Quando falamos em Marketing de Influência é muito comum associar a influenciadores digitais, mas essa estratégia de marketing que é tendência para 2023 vai muito além disso. Conheça cinco oportunidades do Marketing de Influência para […]
Quando falamos em Marketing de Influência é muito comum associar a influenciadores digitais, mas essa estratégia de marketing que é tendência para 2023 vai muito além disso. Conheça cinco oportunidades do Marketing de Influência para diferentes públicos e objetivos.
Antes de falar sobre as estratégias, é importante lembrar que todo influenciador digital que tem sucesso em seu marketing, tem sucesso também na produção de conteúdo. Ela é a força que atrai as pessoas e faz com que descubram que essa personalidade/marca existe. Sendo assim, produzir conteúdo desde os bastidores até a demonstração de produtos e serviços é essencial para ganhar atenção nas mídias sociais. São esses pontos que vão criar a autoridade e confiança para qualquer negócio.
Partiremos para os cinco desdobramentos de oportunidades com o Marketing de influência:
Empreendedores
Diferente de quando uma marca é mencionada em um jornal ou outro veículo de imprensa, nas redes sociais ela possui todo controle daquilo que é publicado, transformando os empreendedores em protagonistas da história que estão contando, se tornando também influenciadores.
Prestadores de serviço
Quem presta serviço precisa de Marketing Pessoal! Quem está nesse ramo precisa fazer a história sobre si um objetivo diário a ser compartilhado, porque até mesmo quem ainda não é famoso já influencia decisões de compra diariamente quando vende seu trabalho. Seguindo essa linha, estar presente nos conteúdos digitais e no Marketing em geral é tão essencial quanto prestar o serviço em si.
É válido lembrar que se fazer presente no Marketing da empresa não torna necessário o conteúdo super informal, como danças e trends muito escandalosas, basta deixar claro que quem fala pela marca sabe o que está falando.
Creators e digital influencers
Esse ano será marcado pela valorização do serviço e também dos preços cobrados pelos influenciadores e seu Marketing de Influência, portanto, para as empresas é essencial buscar parcerias mais duradouras com os famosos que mais combinam com a visão e valores de seus negócios.
Os influenciadores – quando de fato possuem uma audiência engajada – podem trazer muitas pessoas para a descoberta da marca e também para humanizá-la aos olhos do público.
Para os influencers em si, pode ser o melhor momento para deixarem de ser apenas produtores de conteúdo e passarem a ser também empreendedores, tirando assim muito mais proveito da sua grande base seguidora. Veja o exemplo da Bianca Andrade ou Boca Rosa, que conseguiu muito sucesso com sua empresa e agora tem mais espaço ainda para fazer seu Marketing Pessoal.
Participação de executivos como porta-vozes
O envolvimento no Marketing por parte das pessoas que possuem cargos estratégicos é essencial a partir de agora! Independente do medo de aparecer ou qualquer motivo que tenham para não mostrar o rosto nas mídias digitais, é preciso superá-los em prol do seu crescimento como os profissionais brilhantes que são e também das empresas em que atuam. Afinal, esses executivos tem grande autoridade para falar pela empresa, e mostrar isso no Marketing pode influenciar muito na construção dessa imagem forte no digital.
Entre os executivos que usam sua autoridade para impulsionar seus perfis pessoais e também os da empresa em que trabalham, podemos citar como exemplo o Alexandre Birman, CEO da Arezzo, que no seu perfil pessoal usa a marca como pano de fundo para fazer citações, mostrar bastidores e dar dicas.
Employer Branding
Esse tipo de conteúdo e Marketing é gerado pelos colaboradores da empresa, tendo muito foco na hora de atrair novos talentos para a equipe, e afinal, quem melhor para mostrar o quão bom é trabalhar numa empresa do que os próprios funcionários dela. Se você, leitor, for um colaborador que fica lá no cantinho na hora da foto, eu recomendo que perca esse medo e aproveite a oportunidade para fazer parte da cara da empresa.
É fato que toda estratégia vencedora começa sua execução de dentro para fora, sendo assim, todas as empresas que querem atrair talentos, precisam também retê-los. Toda marca que quiser mostrar que é um bom lugar para trabalhar precisa fazer seus colaboradores felizes, e todo colaborador precisa ser um porta voz da marca se quiser se destacar. Usar as estratégias compartilhadas nesse artigo podem ajudar a conseguir esse feito, pois constrói um marketing saudável da base ao topo da pirâmide empresarial.
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