Técnica de prospecção usando redes sociais e marketing digital

Utilizar um bom modelo de prospecção muda completamente o rumo das vendas de uma empresa/negócio nas redes sociais. Para entender o potencial cliente, criar sintonia na abordagem e encontrar a melhor forma de ofertar a […]

Utilizar um bom modelo de prospecção muda completamente o rumo das vendas de uma empresa/negócio nas redes sociais. Para entender o potencial cliente, criar sintonia na abordagem e encontrar a melhor forma de ofertar a solução para o problema, você pode e deve utilizar o marketing digital a favor das suas vendas. O modelo que será apresentado sugere uma abordagem elegante e nada invasiva, buscando gerar máximo resultado a partir da diminuição das chances de rejeição por conta de uma prospecção mal alinhada.

  • Monitorar seu potencial cliente

Abordagens vazias e mal direcionadas diminuem a porcentagem efetiva de vendas em uma prospecção. Não adianta oferecer um produto de marketing digital para alguém que não trabalha na área e não precisa de uma solução que você possa oferecer, pois isso vai soar como desespero e com certeza não trará resultados. Se o seu potencial cliente entender que você tem a solução para o problema dele, a sua venda com certeza acontecerá. 

Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar durante esse tipo de monitoramento, mas o LinkedIn e Instagram são ótimos aliados. Através deles é possível encontrar as empresas certas, quem ocupa determinado cargo e detalhes dos produtos, tornando um ótimo ambiente para estabelecer conexões. Os meios digitais devem ser utilizados para encontrar os potenciais clientes, além de que com essas ferramentas é possível usar as hashtags para encontrar as empresas de determinado ramo e profissionais que podem precisar das suas soluções. 

Após o monitoramento, começar a interagir com esses possíveis clientes é interessante para estabelecer uma conexão, podendo ser curtidas, compartilhamentos ou a melhor opção, os comentários, pois são eles que se destacam. Com um bom comentário, você mostra que realmente consumiu aquele conteúdo. Se o potencial cliente for um criador de conteúdo, fazer um comentário remetendo ao conteúdo é ótimo pois cria-se o “Rapport” que funciona como uma sintonia com esse potencial cliente. Em caso de alguém que não crie conteúdo, deve ser feita alguma interação que esteja presente naquele ramo.

  • Como criar sintonia durante a abordagem.

Fazer uma boa abordagem é um ponto importantíssimo para conseguir sucesso nas vendas, pois quando é mal feita,desconectada e demonstrando desespero, a mensagem provavelmente será ignorada. O foco deverá ser sempre no problema do seu cliente, passando assim uma boa impressão e a percepção de que você entende o que a pessoa necessita. 

Um bom jeito de começar é apontar algo bom no conteúdo ou produto da pessoa, pois isso demonstra o interesse pelo tema. Dessa forma surge a oportunidade de dizer algo positivo, mas sugerir possíveis melhorias, e uma ideia para solucionar isso e perguntar o que a pessoa acha. Você vai notar que a abordagem vai parecer uma conversa natural.

É importante ter cuidado ao apontar esse problema de forma abrupta ou invasiva porque isso pode gerar desconforto no potencial cliente e assim acabar perdendo a oportunidade da venda. Um passo importante é ajustar a estratégia para cada situação, variando com a pessoa com quem você está falando, se é um gerente, supervisor ou até dono do negócio, e assim trazer da melhor maneira a oportunidade, como se fosse uma dica e então a pessoa percebe que pode utilizá-la, trazendo um sentimento de gratidão.

  • A melhor forma de ofertar uma solução.

Ao oferecer uma solução, consultores de marketing digital geralmente apontam algo no conteúdo, encaminham um artigo ou até mesmo um vídeo que mesmo não sendo de autoria própria, demonstram o que pode ser melhorado no negócio do cliente e isso pode ser levado para outras áreas além do marketing. Com a conversa nesse ponto, você pode naturalmente ofertar a solução disponível, pois trouxe um pedaço do problema e a pessoa tem a confirmação de que realmente está enfrentando o problema que você apresentou. 

Em seguida vem o fechamento. Esse momento é muito importante e deve-se tomar alguns cuidados, como por exemplo evitar agir de forma desesperada em algumas situações, pois para uma primeira abordagem isso não é bem-visto. Ao serem invadidas dessa maneira, sentem que você quer vender a qualquer custo, provavelmente algo que não precisam de fato. 

Foque sua energia em uma abordagem de relevância, ajustando a estratégia conforme a realidade do seu cliente. Dessa forma, a conversa soará mais natural e sem pressa e vale lembrar da máxima ‘’quem vende tranquilo, vende melhor’’. Uma vez que o cliente demonstrar interesse, utilize perguntas fechadas, sugerindo um horário e dia da semana para uma possível reunião, por exemplo. 

Mesmo sem conseguir um agendamento ou que essa técnica de prospecção não tenha funcionado naquele momento, ela gerou uma primeira ótima impressão. Essa estratégia mostra que independente de qualquer coisa, você está preocupado com o problema do seu potencial cliente e que quer estar bem relacionado. Dessa forma, você será lembrado por ser um bom profissional. Espero que vocês tenham gostado dessa dica e agora é o momento de pôr a mão na massa para prospectar os clientes certos e assim melhorar cada vez mais suas vendas.

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