Primeiros passos no Instagram | Estratégias para iniciantes

Hoje vamos falar sobre Instagram para Iniciantes. O que fazer quando você não sabe nem por onde começar? O Instagram responde por pelo menos 75% das decisões de compras originadas a partir das redes sociais. […]

Hoje vamos falar sobre Instagram para Iniciantes. O que fazer quando você não sabe nem por onde começar? O Instagram responde por pelo menos 75% das decisões de compras originadas a partir das redes sociais. Para você que busca divulgar o seu negócio ou até mesmo o seu serviço, estar presente no Instagram é de extrema relevância. 

No conteúdo de hoje veremos um passo a passo para você começar do zero. Antes de tudo, a dica que eu dou é acessar a minha Playlist sobre Instagram no Youtube com explicações completas e práticas, para que pouco a pouco você possa entender e melhorar os seus resultados. 

Agora vamos às dicas sobre os primeiros passos no Instagram:

  • Entenda quem é o seu público alvo

Você precisa ter clareza de quem é o seu público alvo e para quem você gera conteúdo. É importante identificar essa persona e entender para quem vender seu serviço. O seu público pode ser especificamente para mulheres, por exemplo, ou até mesmo para crianças. O ideal é dividir essas pessoas com características parecidas para que fique mais fácil se comunicar com elas. Muitas marcas insistem na ideia de que podem vender seus produtos para todo mundo e talvez seja por isso que elas não atinjam o resultado esperado. É importante ir direto naquilo que diferencie o seu público dos demais.

É muito raro uma marca ter apenas uma persona, eu recomendo a criação de 3 a 5, para que você saiba onde focar. Lembre-se, o seu público não é apenas um tipo de pessoa, ele possui particularidades e por isso você deve dividir em diferentes alvos. Busque inspirações em sua própria concorrência, pois com isso você vai começar a ver os comentários, o que funciona e o que não funciona, número de seguidores, etc. Repare se a concorrência posta todos os dias ou se usa todos os formatos, como Reels e IGTV. Ao estudar esses detalhes, é possível tirar diversas ideias de como fazer diferente, mas lembre-se que copiar conteúdo é eticamente errado. Outra fonte de inspiração é analisar o que os Digital Influencers estão fazendo e adaptar essas estratégias para a sua realidade.

Para entender melhor a sua persona, aqui vão algumas perguntas importantes.

  • O que meu público quer?

Entenda o que inspira o seu público. Por exemplo, se você possui uma marca de moda feminina, provavelmente as suas clientes querem ver looks bonitos, celebridades usando roupas, como combinar as peças e etc. Ao entender o que o seu público quer, você começará a criar conteúdo conforme essas necessidades e suas estratégias serão mais certeiras. 

  • Qual a dificuldade do meu público?

Para obter essa resposta, nada melhor do que conversar com o seu público! Você pode fazer isso com uma caixinha de perguntas nos Stories perguntando qual tipo de conteúdo seus seguidores gostariam de ver ou até mesmo o que eles mais consomem no Instagram, de forma geral. Diversas ideias vão surgir a partir das respostas das pessoas e assim você conhecerá melhor o seu público e entenderá como resolver suas dificuldades da melhor maneira possível. Como bônus, a caixinha de perguntas ajudará também a gerar engajamento e otimizar o aprendizado do algoritmo.

  • Como eu transformo os interesses e dificuldades do meu público em conteúdo?

A missão do conteúdo é a de ser uma espécie de serviço adicional para ajudar o seu cliente a tomar a decisão da compra. Se você descobre que a sua cliente adora ver inspiração de moda, pode fazer um carrossel que mostra primeiro uma super inspiração e depois como as roupas que você vende são similares àquilo ou como podem compor esse mesmo look. Ao fazer isso, mescle o conteúdo inspiracional com fotos do seu produto de forma natural. Isso também vai deixar claro que você está à disposição para conversar, que tem vários tamanhos e que tem um bom atendimento.  De forma geral, sempre gere conteúdo a respeito dos depoimentos dos clientes satisfeitos, indicações, prêmios e daquilo que te diferencia.

  • Qual a sua dedicação ao Instagram?

A última pergunta tem a ver com a nossa disciplina e vontade de fazer acontecer. Não adianta você me dizer que começa empolgado no Instagram e de repente desiste porque acha difícil. É fato que especialmente a partir de 2020 é necessário estar diariamente no Instagram. 

Se você quer tornar tudo isso fácil de entender, gostaria de fazer um convite para que se inscreva na lista de espera do meu curso online sobre Instagram para Marcas e Profissionais, construído com todo o carinho para que você entenda tudo sem complicação e sem mistério, inclusive com passo a passo para realmente aplicar na prática. 

Não esqueça que aquilo ao que nos dedicamos, floresce. É muito importante passar a encarar as redes sociais, em especial o Instagram, como marketing e também como algo importante para o sucesso da nossa carreira. 

 

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