Preços no Instagram | Direct, comentários ou na legenda?

Os preços no Instagram são muitas vezes um tema polêmico e que gera diversas dúvidas, exatamente pelo fato de haver uma lei no código de defesa do consumidor dizendo que o preço precisa estar aparente […]

Os preços no Instagram são muitas vezes um tema polêmico e que gera diversas dúvidas, exatamente pelo fato de haver uma lei no código de defesa do consumidor dizendo que o preço precisa estar aparente e claro. Primeiro precisamos entender dois conceitos que servirão como base para a elaboração de uma estratégia correta de divulgação de preços e também a divulgação do seu produto ou serviço: o entendimento do conceito de compras de alto envolvimento e baixo envolvimento.

 

  • Alto Envolvimento

A compra de alto envolvimento é muito mais racional e está ligada a bens, serviços ou produtos com um valor agregado mais alto. É uma compra avaliada em longo prazo. Um exemplo claro é o serviço imobiliário, que dificilmente concluirá alguma negociação por impulso. Nesses casos, uma questão muito mais racional é levada em consideração no momento de tomar a decisão final.

 

  • Baixo Envolvimento

É importante saber que o ser humano não é assim tão racional como gosta de achar que é. As emoções ainda são fatores decisivos no momento de alguma decisão, mas elas são muito mais evidentes em compras de baixo envolvimento, também conhecidas como compras por impulso. Geralmente consistem em itens de menor valor agregado, como produtos de moda, itens de alimentação e etc. Muitas vezes adquirimos esses produtos com a sensação de autoindulgência, sem pensar ou racionalizar.

O entendimento desses dois conceitos é essencial para a elaboração correta e eficaz de uma estratégia de divulgação. A partir do momento que você entende isso, passa a criar estratégias sob medida para o seu tipo de produto.

Um exemplo super prático é a caçada ao preço de itens de moda. Ao ver uma roupa em uma loja, a primeira coisa que você pergunta é quanto custa, já que o preço é determinante para a sua decisão. Por isso o preço deve ser percebido como um referencial de valor.

Como profissionais, quando começamos a entender que um item de moda leva muito mais em conta o impulso, fica claro que dificultar o acesso ao preço só piora os seus resultados. Então fique atento: se a decisão do seu cliente for menos racional e mais forte na questão do impulso, você não deve dificultar a chegada dele ao seu produto.

Os dois conceitos são importantes para que você possa ajustar a sua estratégia de divulgação e conteúdo para o processo de compra ideal. De fato, o item mais delicado fica por conta dos processos de compra dos itens de alto envolvimento, como por exemplo um imóvel. Ao decidir a compra de uma casa, essa questão do preço é muito importante. É comum surgir o questionamento sobre a necessidade de deixar o preço aparente. No fim, você não pode dificultar o acesso ao preço do seu cliente nas suas divulgações.

Ainda sobre compras de alto envolvimento, mesmo para empresas que estão abertas a negociação e possuem uma série de benefícios, acabam sentindo o impacto ao deixar o preço evidente em suas postagens e estratégias, pois o cliente simplesmente olha o preço e presume que está muito caro. Esse cliente pode sim ser ativado e convertido com uma negociação sob medida e para isso é extremamente importante falar sobre estratégia de divulgação.

Ao divulgar um imóvel de alto valor, você precisa deixar claro toda a sua presença dentro do Instagram, evidenciando que está aberto a negociar. Sua conta precisa conter fotos, legendas e vídeos com uma experiência imersiva. Você pode inserir informações adicionais em um conteúdo, por exemplo, usando o app gratuito InShot para aplicar texto ao seu vídeo. Mesmo mostrando o preço, sua divulgação vai ser muito mais eficaz, pois vai mostrar o valor agregado e uma justificativa cabível para o preço do seu produto.

Outro ponto muito importante que devemos compreender são os itens e serviços que não necessariamente possuem um preço definido. Um exemplo são os serviços de consultoria, já que antes de definir um preço, há a necessidade de entender o que o cliente precisa. O orçamento depende de vários fatores, como o objetivo final, horas e esforço estimados. Além disso, a legislação exige que você apresente pelo menos uma média de preços, mas em muitos casos essa média não funciona, exatamente pelo fato de haver necessidades diferentes para cada caso e aí o seu cliente vai te questionar porque seu preço é mais alto que os outros, gerando assim mais um possível desgaste na negociação.

E é exatamente por isso que uma divulgação assertiva é tão importante quando há um orçamento envolvido. A partir do momento em que você comunica com clareza e divulga de uma forma coerente e ética, sempre respeitando o seu cliente, sua estratégia de negociação vai ser mais efetiva. Avalie cada caso separadamente para decidir se sua abordagem deve ser mais direta ou não. No caso de serviços como consultorias, vale a pena exaltar os benefícios de uma forma indireta, apontando os problemas e dores que serão solucionados com o seu serviço.

Com essas dicas, vai ficar muito mais simples elaborar estratégias de divulgação e entender como o seu cliente percebe o valor dos seus produtos e serviços, além de te ajudar a mostrar os preços com mais segurança.

 

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