PREÇOS NO INSTAGRAM | NO POST, NOS COMENTÁRIOS OU INBOX

Hoje vou responder um tema que é polêmico e gera muita dúvida: é melhor mostrar o preço de um um produto ou serviço diretamente na imagem, no texto do post, nos comentários ou de forma privada, por inbox?

Para ajudar a responder essa pergunta que divide opiniões, o ideal é que a gente entenda alguns conceitos, e a partir deles elabore uma estratégia, afinal, não existe certo e errado no Marketing Digital, existe o que funciona e que não funciona para os seus objetivos.

Compras de alto envolvimento

Caracterizadas por ter um maior valor absoluto e maior risco, essas compras correspondem a produtos mais caros, que precisam ser explicados, customizados, e exigem o atendimento de um vendedor que seja especialista para orientar todo o processo de compra. Imóveis, carros e sistemas empresariais são alguns exemplos de produtos ou serviços que entram nessa categoria.

Nesse caso, se o cliente não tiver o entendimento do problema e de como será beneficiado, ele tende a achar o produto caro, deixar a decisão pra depois ou ter medo de fazer a escolha errada, por isso o ideal é chamá-lo para uma conversa privada, gerando essa oportunidade de entender melhor o que você oferece e como isso impacta positivamente a vida do potencial cliente, que pode vir a se transformar em um lead qualificado e aí sim fechar uma venda.

Compras de baixo envolvimento

Com menor custo e associadas ao impulso, os produtos ou serviços de baixo envolvimento podem ser adquiridos por meio de autoatendimento e estão constantemente ligados à gratificação, aquela sensação de “eu mereço”. Cosméticos, roupas, alimentos e outros produtos que você sente vontade e compra, sem ter muito planejamento, está inserido nessa categoria.

Se sua empresa oferece um produto ou serviço de baixo envolvimento, o ideal é responder o preço no post mesmo. Como a compra está muito relacionada ao impulso, se não for informado, o cliente tende a racionalizar a compra diante da dificuldade de ter que chamar no privado para descobrir quanto custa.

Para esse caso, responda no próprio comentário ou mesmo deixe o preço exposto na imagem ou na legenda do post, facilitando ao máximo o impulso da compra.

Espero que ao entender esses conceitos fique mais fácil definir se para sua estratégia é melhor exibir o preço ou levar o cliente a uma conversa privada. Ótimas vendas!

Escrever comentário sobre Preços no Instagram | No post, nos comentários ou Inbox?