Pare de procrastinar | Superar procrastinação na prática

Procrastinação é um dos comportamentos de auto sabotagem mais prejudiciais para os nossos resultados. Por me considerar uma procrastinadora em tratamento, gostaria de apresentar as técnicas e atitudes que usei para me livrar de uma […]

Procrastinação é um dos comportamentos de auto sabotagem mais prejudiciais para os nossos resultados. Por me considerar uma procrastinadora em tratamento, gostaria de apresentar as técnicas e atitudes que usei para me livrar de uma vez da procrastinação e fazer as coisas acontecerem.

A primeira coisa que precisamos fazer para tirar as atitudes procrastinadoras de nossas vidas é entender que elas têm duas causas. A primeira é muito comum e natural do corpo humano, que costuma não gostar de grandes esforços. Sempre vamos optar por soluções mais simples ou mais rápidas. A segunda causa está ligada a um modelo de auto sabotagem e perfeccionismo. O perfeccionismo é o ato de nunca estar satisfeito com algo ou sempre ter a sensação de que pode melhorar. Uma das consequências disso é a perda de prazos e o atraso de cronogramas. Por não conseguir alcançar um objetivo, há sempre a tendência de deixar tudo para depois, iniciando assim o ciclo da procrastinação.

Algo que precisa ficar claro é a diferença entre movimento e ação. Um excelente exemplo de movimento é o planejamento. Quando você decide começar a fazer exercício físico, por exemplo, planeja e pesquisa a melhor forma de fazer aquilo acontecer. Você escolhe a melhor academia, estuda os métodos de exercício físico e etc. É fácil confundir isso com a ação, quando na verdade você está se movimentando rumo à ela. O planejamento é o primeiro passo para você agir da melhor forma. 

Quando você age, corre riscos. O planejamento é perfeito, pois nele não há risco, pois tudo é possível no mundo das ideias, mas ao mesmo tempo o seu cérebro está se enchendo de neurotransmissores que te fazem pensar que a ação de fato começou, mas na verdade ainda não, já que você não está correndo risco. Para ter ação, você precisa arriscar! 

Aqui vão algumas atitudes para você que deseja parar de procrastinar e começar a agir efetivamente.

  • Quebrar o projeto em mini tarefas

Se você deseja emagrecer 10kg, tenha em mente que a melhor opção é quebrar a sua meta em mini tarefas. No exemplo citado, uma boa opção é dividir essa meta ao longo da semana e dos dias, para que seu cérebro entenda que agora você está trabalhando com metas mais fáceis de alcançar. O segredo é quebrar sua meta em rotina e não em resultado final. Ao invés de contar quantos quilos deseja perder, comece a contar quantos dias vai pra academia. Para números de seguidores no Instagram é exatamente a mesma coisa! Inicie o processo e quebre seus projetos em porções menores. Lembre-se, não contabilize número de seguidores e sim posts por dias da semana.

Dica extra para organizar a sua rotina. Eu tenho um conteúdo inteiro sobre rotina no Youtube, onde vocês poderão ver que o meu dia é composto por foco e atenção total + pausa. Essa pausa não está ali à toa, ela é recompensa e deve vir depois de se comprometer com todo o cumprimento do seu planejamento. 

  • Tenha um guardião

Você pode usar pessoas a seu favor, para que te ajudem. A melhor forma de utilizar esse recurso é tendo um guardião, alguém para quem você vai prestar contas: o seu auditor. Busque por um parceiro de disciplina e que possa te ajudar realmente. Nutricionistas e Personal trainers costumam ser esse tipo de guardião, que te ajuda a cumprir um compromisso. É exatamente isso que faço com meus alunos no Curso Online Instagram para marcas e profissionais, onde tenho a oportunidade de ser a guardiã deles e ajudá-los a fazerem as coisas acontecerem. Convide alguém para te ajudar a se manter disciplinado e você verá que essa prestação de contas faz toda a diferença.

  • Tenha um método visual

No meu caso, o que me ajuda é a minha agenda, onde eu posso riscar, marcar check em tarefas feitas, marcar compromissos no calendário e etc. O método visual é muito eficiente quando está todo preenchido e você consegue identificar o que foi feito e o que ainda falta fazer. Para os meus alunos, eu coloco um cronograma completamente visual e assim que estiver preenchido, eles podem partir para a ação. O método visual serve para que você perceba que há um benefício e se motive. 

  • Identifique o seu gatilho

E por último, a importância de identificar o que te sabota e te impede de alcançar os objetivos. Todos possuem um gatilho e é preciso ter consciência e entender qual o seu. Eu, por exemplo, só sou organizada porque sou dispersa e tenho tendência a procrastinar. Uma vez que tenho consciência do que me sabota e me impede de crescer, tenho a oportunidade de identificar e cortar isso da minha vida.

E como agora chega de desculpas, é o momento de tomar a ação. Você já planejou, entendeu e agora é o momento de ver as coisas dando certo. Por isso, deixo o convite para você participar do meu Curso Online Instagram para marcas e profissionais onde você pode ter a absoluta certeza de que vou te ajudar e motivar ao longo dos encontros mensais, além de disponibilizar diversos bônus e materiais extras, pois esse é o meu compromisso, te ajudar a alcançar o sucesso e a relevância que você merece.

 

Escrever comentário sobre Pare de procrastinar | Superar procrastinação na prática

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.