Minha rotina | O segredo das pessoas produtivas

Quem me acompanha sabe que tenho uma rotina bastante produtiva e dias repletos de atividades. Mas sei por experiência própria que nem todos possuem a agenda cheia ou momentos super produtivos. É quando começamos a […]

Quem me acompanha sabe que tenho uma rotina bastante produtiva e dias repletos de atividades. Mas sei por experiência própria que nem todos possuem a agenda cheia ou momentos super produtivos. É quando começamos a viver em ansiedade, pressa e consequentemente, atrasados. Vivemos com aquela sensação opressora de que não daremos conta. No jogo da vida, ao crer que não somos capazes, perdemos pontos que podem resultar em quadros de ansiedade e até mesmo depressão. 

É possível se libertar dessas sensações que nos atrasam e impedem que sejamos felizes. Pensando nisso quero apresentar a vocês 5 passos que utilizo para ter uma rotina de sucesso. 

  • Comprometimento

O primeiro passo para conseguir organizar o dia e ter uma rotina produtiva e de sucesso é de fato decidir que quer se organizar! O que estou prestes a apresentar aqui vai mudar a sua rotina, ou seja, você não vai fazer as coisas como costumava fazer antes. Quando fazemos tudo igual, temos o resultado sempre igual, então é necessário se conduzir pela mudança para poder de fato mudar. Se você não tomar essa decisão, logo surgirão as objeções: ‘’que dificil’’, ‘’que engessado’’, ‘’comigo não funciona’’. Por isso, decida-se e comprometa-se em fazer acontecer.

  • Planejamento e organização

Agora que você já decidiu que quer começar a se organizar e mudar, chegou o momento de fazer por você mesmo, já que ninguém mais vai. Planejamento é basicamente pensar antes de agir e com isso conseguir organizar a rotina. Vamos ver alguns aspectos validados pela ciência e que através da prática vão garantir resultados. 

A primeira delas é anteceder a maneira como seu dia será estruturado, por exemplo, escolher a roupa que irá usar no dia seguinte. Isso faz com que diminua as decisões que você precisa ter durante o dia, minimizando a possibilidade de se cansar com escolhas que são pequenas. É exatamente por esse motivo que eu organizo a minha agenda com uma semana de antecedência, garantindo que eu comece o meu dia com total clareza do que precisa ser feito. Se por acaso surgir algum imprevisto, este será a exceção e não a regra. 

Outra coisa que organizo são as atividades em relação a minha rotina. Pra vocês entenderem na prática, o meu relógio desperta as 5h30min e a primeira coisa que faço é beber um copo d’água. Faço meu café, aprecio o seu aroma, já que isso me transmite uma sensação de prazer e bem estar, e depois separo 5 minutos para agradecer e me conectar comigo mesma. Faço alguma atividade física, alternando academia, caminhada, pedalada ou até mesmo alongamento. Por mais óbvio que pareça, a tríade: ‘’dormir bem, se alimentar bem e fazer atividade física’’ realmente ajuda no desenvolvimento do seu dia. Eu utilizo uma hora para me dedicar às atividades físicas, mas se você tiver apenas 15 minutos, faça! Comece de alguma forma. 

Eu costumo programar as minhas próprias refeições e adoro cozinhar para mim e para minha família, por isso sei que estou ingerindo ingredientes que me fazem bem e me dão a energia necessária para o dia a dia, além de tornar isso um ritual meu e de minha filha. Outra coisa que sempre faço antes de terminar o dia é separar um tempo para me dedicar à minha família, proporcionando momentos mais calmos e relaxantes, como por exemplo ler para minha filha antes de dormir. Perceba que organizar a forma como eu acordo e durmo já facilita tudo no meu dia, me preparando para os possíveis imprevistos que possam surgir.

  • Metodologias

Para organizar de fato o que ficou no meio do meu dia, eu utilizo a metodologia de agenda em blocos, onde delimito momentos específicos para coisas importantes, como reuniões, planejamentos, detalhamentos, roteiro e gravação. Outra metodologia utilizada para esse resultado é o método pomodoro, onde você vai realizar sua tarefa com atenção máxima durante 25 minutos e descansar 5 minutos. Eu particularmente gosto de utilizar 1 hora de atenção máxima, mas é importante observar que comecei com 15 minutos e fui aumentando gradualmente. Isso faz com que tenha a sensação maravilhosa de que me planejei, me comprometi, cumpri e entreguei. O método pomodoro traz uma sensação boa que vai te alimentando durante o dia. 

Dica importante: organize a sua agenda com um momento de foco máximo e também uma pausa para lazer, mas não esqueça de incluir possíveis imprevistos. Eu me programo para as coisas, mas muitas vezes, por diversos motivos, minha atividade é interrompida. Por isso é importante incluir espaços para ter flexibilidade e não se sobrecarregar. 

  • Priorização

Pode ser que essa organização transmita a ideia de que minha vida é super engessada, mas é importante entender que ao invés do que muitos pensam, eu não estou presa, mas sim livre. A minha rotina é de extrema liberdade e me sinto à vontade para tomar minhas próprias decisões e viver meu dia com mais serenidade do que pessoas que costumavam falar que se consideram ‘’vida louca’’. Às vezes me programo para gravar um vídeo, por exemplo, e não rola. A questão é que, como vocês já viram, eu deixo espaço para imprevistos com antecedência, então tenho a liberdade de priorizar atividades. Ao ver que não consigo gravar um vídeo, logo substituo essa atividade por outra, viabilizando a minha priorização. Quando isso acontece, preciso decidir rapidamente se faço, delego ou agendo.

Você pode conferir o conteúdo sobre como decidir o que delegar. Se for urgente e não há a possibilidade de delegar, encaixe no espaço para imprevisto que você já planejou e também há a opção de agendar, que é justamente onde você vai priorizar o que é importante, remanejando suas agendas e dessa forma, cumprindo todas as suas atividades. 

  • Pare de perder tempo

Pare de priorizar aquelas atividades que roubam o seu tempo! Tenha em mente que toda atividade que você faz enquanto procrastina é prejudicial para o sucesso da sua rotina. Para resolver isso, eu utilizo alarme despertador do celular. Há também aplicativos que podem te ajudar a manter o foco, como o Forest, Focus ou Be Focused, que bloqueiam possíveis distrações no seu celular. Uma coisa que faço é desativar as notificações do meu celular, que acabam me condicionando a olhar as redes sociais o tempo todo. Se o seu cliente está nas redes sociais, o caso é diferente. Você precisa encaixar essas atividades na sua rotina, seguindo todas as dicas anteriores, já que tudo isso faz parte do seu trabalho. A questão aqui é o limite. Ao extrapolar o tempo em alguma rede social, você está criando um imprevisto. É interessante analisar que você também passa por um momento de aprendizado, onde vai entender como estimar melhor o tempo de cada atividade e ser mais assertivo no tempo que vai levar para uma determinada tarefa. 

Mostrei para vocês como organizo a minha rotina com o intuito de dar exemplos práticos e ajudar a entender melhor como começar a aplicar as dicas no seu dia a dia. Esse é um tema bastante presente em nossas vidas. É importante aprender, reajustar, refazer e sempre manter o foco.

Escrever comentário sobre Minha rotina | O segredo das pessoas produtivas

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.