Qual a diferença entre FanPages e Perfis?

O fenômeno Facebook saiu da blogosfera vertical e virou pauta das reuniões corporativas. O poder de viralização e interação dessa rede social aliado ao apelo publicitário do filme “a rede social” intensificaram as curvas de […]

O fenômeno Facebook saiu da blogosfera vertical e virou pauta das reuniões corporativas. O poder de viralização e interação dessa rede social aliado ao apelo publicitário do filme “a rede social” intensificaram as curvas de crescimento dessa mídia aqui no Brasil.

facebook - fanpages e perfisAinda é grande o número de empresas que montam perfis pessoais – como se fossem pessoas e não corporações. Cá entre nós, empresas não estão no Facebook à toa. Buscam aumentar a interação com clientes e prospects, alavancar o Marketing de Busca, gerar buzz, divulgar produtos e marcas, vender mais, etc. Mas isso não significa que os usuários aceitam dividir seus status, fotos e vídeos com empresas. Na maioria das vezes, os usuários aceitam as solicitações por admirarem e por gostarem de receber atualizações daquela marca.

Pois é, empresas não são nossas amigas. Mas é possível curtir as páginas das empresas que se admira. Vamos chamar isso de amizade com interesses comerciais. Justo, não é?

Mas a maioria das empresas ainda acha melhor ter amigos, já que assim pode enviar as solicitações, típico de estratégias de push. Citando Mark Zuckerberg:

Dizer não a um pedido de amigo pode ser muito mais estressante do que recusar um produto, há uma outra pessoa do outro lado. Por isso o Facebook trocou o “aceito” ou “não aceito” um amigo por “aceito” ou “não aceito agora”, o que é um não aceito disfarçado, mas que faz as pessoas se sentirem melhor ao rejeitar o pedido. Isso é “social design”. (veja mais aqui.)

No caso das FanPages é preciso contar com a “demorada” divulgação boca a boca – o crescimento orgânico – ou então, potencializar isso com anúncios pagos e/ou ações para ganhar curtidas e engajamento. “Um mundo onde melhores produtos e melhores ideias prevaleçam, é isso que estamos construindo”, como diz Zuckerberg.

Estamos aqui discutindo algo como dietas radicais versus reeducação alimentar? Bom, se o objetivo de sua marca é saudabilidade, esqueça esse argumento fraco! Consolidar uma marca não é estufar o peito para gritar que possui 1.000 amigos e sim, admitir que a consolidação é uma construção de “curtidas”, passo a passo, dia a dia.

Monte sua FanPage! Sem medo! Faça ações, interaja, deixe-a personalizada, abuse do Social Commerce. Compartilho com vocês um tutorial amigável sobre a montagem de páginas de fãs que vai tornar essa estruturação mais fácil.

Para as marcas que usam perfis, uma oportunidade muito interessante é a migração para Fan Page, transformando amigos em fãs. Para os casos de marcas que mantém diversos perfis lotados, há ferramentas para unificação.

Tudo isso dá à marca uma vantagem: ver amigos se transformam em curtidas com um simples clique, sem esforços de marketing ($) envolvidos. À partir disso, mantenha a interação, as ações e o engajamento em alta! De nada adiantam mil likes, sem resultado atrelado à isso.

Mãos à obra!


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3 comentários abaixo sobre Qual a diferença entre FanPages e Perfis?

  • Olá Camila,
    Minha relação com o Facebook foi na base da curiosidade e fuçando por tudo fiz minha fan page facebook.com/vivaseusonho o problema é que ainda recebo várias solicitações de pessoas em meu perfil pessoal. Pessoas interessadas em meu trabalho…

    Curti muito o artigo e já estou conferindo os links compartilhados…

    Bjs

    Denny

  • mktdrops disse:

    Olá Denny!

    No seu caso, um prestador de serviço, é natural receber pessoas interessadas em adiciona-lo como amigo. A referência é você.

    Uma dica é usar seu perfil pessoal como viralizador da Fan Page. Divulgue-a entre amigos, poste conteúdo interessante, monte tutoriais sobre casamento (noivas tem muitas dúvidas), crie eventos no Facebook, faça enquetes! São pequenas atitudes que ajudam as páginas de fãs a ganharem musculatura. Dedicarei mais posts sobre o tema. Aguarde novidades!

    Abraços

  • […] projeto! Empresas com centenas de funcionários e nenhum “Like” desses stakeholders na Fan Page da marca! São evangelizadores, uma parte valiosa do público alvo. Outra dica: gestores costumam estar […]