Como planejar ações de sucesso em mídias sociais

Em meio à um cenário cada dia mais competitivo em meios digitais, as marcas almejam realizar ações de sucesso em mídias sociais. O desejo de virar case, criar vínculos e engajar consumidores em redes de […]

Em meio à um cenário cada dia mais competitivo em meios digitais, as marcas almejam realizar ações de sucesso em mídias sociais. O desejo de virar case, criar vínculos e engajar consumidores em redes de relacionamento viraram tema de reunião de diretoria. Infelizmente, vão aparecendo problemas pelo caminho:

Não temos os recursos necessários: tempo, pessoas capacitadas e dinheiro

  • Não entendemos nada sobre plataformas interativas e digitais
  • Da onde vem as ideias para tantas ações inovadoras?
A Revista Exame vinculou uma matéria interessante sobre as marcas que mais engajaram consumidores nas redes sociais e não surpreende que as marcas de bebida (Stella Artois, Budweiser, Brahma, Skol e Bohemia) estejam lá. Anunciantes expressivos e fortes investidoras de branding, o reflexo é sentido também nas mídias sociais. Mas, a grande maioria das empresas brasileiras são pequenas e médias e não possuem budget para investimento maciço e constante em mídia. Bom, nesse caso, a saída é a criatividade! Para ter alguns insights, eu recomendo a leitura do texto ácido, porém verdadeiro, do Iuri Brito.

Quando me convidaram, como Consultora de Marketing Digital, para falar com futuros publicitários sobre mídias sociais nas Semanas de Comunicação de Blumenau (SC), comecei a procurar pelas verdadeiras dores de cabeça das agências e departamentos de Marketing regionais. Descobri que a maioria dos publicitários era ótima para ter ideias sensacionais e bolar campanhas, mas não sabia ao certo por onde começar e como efetivamente fazer a coisa acontecer! Cenário típico:

A FanPage fantástica da empresa, cheia de conteúdos relevantes, não é visitada e tem baixa audiência

  1. As empresas não sabem nada sobre guidelines e cometem erros de conduta, como ter perfis no Facebook
  2. Não existe gestão de crise, política de conteúdo ou coerência nas postagens
  3. Não há objetivo estabelecido, metas ou métricas de sucesso
Opa! Nosso problema é estratégia e planejamento! Sabemos fazer coisas lindas, mas não sabemos o mais importante – dar direcionamento dentro do mercado digital. Por isso, o foco do workshop foram as metodologias de trabalho, desmistificando essa crença de que planejamento é somente aquela etapa chata antes de colocar a mão na massa e entregar o que o cliente “realmente quer e precisa”.

Não existe receita para o sucesso, não tenho como entregar uma solução pronta. Mas, eu podia apresentar ferramentas e métodos de trabalho que nos auxiliam a encontrar as respostas que buscamos! O resultado é compartilhado com todos aqui no Marketing Drops, confira:

P.S: Em todas as oportunidades de falar com alunos, aprendi mais do que ensinei. Aproveito esse post para agradecer aos organizadores da SECOM e da ICOM pelo convite e aos meus “aluninhos”, que vão dar muito show de Marketing Digital ao longo do seu caminho profissional! :)

Foto de capa por Startup Stock

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