Métricas Qualitativas: Como Medir seus Resultados em Marketing Digital na Prática

A possibilidade de medir resultados no marketing digital é um fator incrível para quem atua na área, mas os inúmeros indicadores fazem com que as métricas de resultado virem uma relação de amor e ódio. […]

A possibilidade de medir resultados no marketing digital é um fator incrível para quem atua na área, mas os inúmeros indicadores fazem com que as métricas de resultado virem uma relação de amor e ódio. Para encontrar informações realmente expressivas em meio ao turbilhão de números, existe um indicador subestimado que você precisa dar atenção: as métricas qualitativas.

Em minha rotina profissional, vejo relatórios de diferentes clientes todos os dias e é super comum que eles estejam cheios de indicadores que nem sempre conversam entre si e termos técnicos que precisam ser explicados. Em contrapartida, são raras as situações em que encontro prints de comentários, sejam eles positivos ou negativos.

O comentário, seja ele público ou por mensagem direta, é uma métrica qualitativa que vale para Instagram, Youtube, Facebook, e-mail e qualquer outro canal que você use em sua estratégia. Seja positivo ou negativo, ele contém informações muito mais valiosas e precisas do que o mero volume de likes, por exemplo. É claro que acompanhamos o aumento de seguidores, o alcance e engajamento em curtidas, mas não se pode olhar apenas para números e deixar de lado o esforço e o tempo que alguém dedicou para escrever a respeito do conteúdo rico que compartilhou ou de um produto ou serviço que está oferecendo.

Em um vídeo com dez deslikes e um comentário agradecendo muito pelo conteúdo, como dar a esses dois indicadores o mesmo peso? Isso vale também para uma insatisfação. Mostrar um percentual de 3% de clientes insatisfeitos apresenta sim uma informação relevante, mas um e-mail recebido de um cliente que descreve os aspectos negativos dói mais e tem muito mais valor para análise e possibilidade de transformação.

Espero que essa dica te ajude a apresentar em seus relatórios métricas quantitativas e qualitativas para medir resultados de forma mais completa. Falo mais sobre isso em meu curso online Instagram para Marcas, que possui um módulo inteiro dedicado à Métricas e meu suporte pessoal durante todo treinamento. Cadastre-se na lista de espera para receber em primeira mão as informações de lançamento com condições especiais. Espero te ver na próxima turma!

 

Escrever comentário sobre Métricas Qualitativas: Como Medir seus Resultados em Marketing Digital na Prática

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.